Menu

Plantar uma semente de feijão no algodão, molhá-la diariamente e acompanhar sua gradativa germinação estão entre os primeiros contatos que as pessoas mantêm com a botânica. Inspirado nessa experiência simples, o estudante Anderson Almeida, do curso de graduação em Ciências Biológicas, desenvolveu o jogo educacional Meu pé de feijão (https://jogoeducacional.bitballoon.com/).

O objetivo, além de aliar a tecnologia e educação, é despertar o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio para o estudo da botânica. “É um recurso didático interessante para o aprendizado e reforço escolar”, resume o desenvolvedor.

No game, o personagem Andinho ajuda os animais a recuperarem os feijões roubados pelo temido professor Botânicous. O jogador precisa se esquivar de lagartas mortais e outras armadilhas, sem deixar de colher os grãos espalhados pelo caminho. Enquanto se entretém nesses desafios, em cada fase ele entra em contato com diversos conteúdos – vídeos, imagens, textos e perguntas – que auxiliam a compreender as estruturas, o desenvolvimento e a fisiologia do feijoeiro.

O jogo, que está em sua versão beta de desenvolvimento, é composto de duas etapas que são chamadas de fase da semente e fase da raiz. Ao fim de cada uma, o jogador deve responder algumas perguntas interativas acessadas pelo celular, por meio de QR Code. Meu pé de feijão também possibilita a professores acesso ao banco de dados gerado para visualizarem as respostas dos seus alunos.

Aperfeiçoamento

A ideia do jogo nasceu a partir de um projeto sobre anatomia e fisiologia vegetal realizado em uma das disciplinas do curso. Posteriormente, Anderson decidiu adaptá-lo para a educação básica, de forma fazer dele uma plataforma para auxiliar o ensino de botânica.

Como o jogo está na versão beta, as sugestões de estudantes e professores são importantes para seu aperfeiçoamento. Segundo a professora Rosilene Siray Bicalho, do Setor de Biologia do Coltec, o jogo apresenta um interessante potencial didático, mas ainda há muitos ajustes por fazer. “Ele necessita do feedback de jogadores e de professores para que se torne um excelente recurso na sala de aula”, explica Rosilene.

Opiniões, ideias e colaborações sobre a utilização do Meu pé de feijão podem ser enviados para o e-mail , maiores informações sobre o jogo podem ser encontradas no site MEU PÉ DE FEIJÃO.

Assista ao vídeo de divulgação da versão beta do Meu pé de feijão, produzido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae): https://youtu.be/XxO3a7alfA8

 

 

(Agência de Notícias da UFMG. Por Cláudia Amorim – bolsista de Jornalismo do Cedecom/UFMG)

(Atualizado em 14/09/2018  às 8h50)

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo