Menu

Incentivar cada vez mais mulheres a seguirem a carreira acadêmica e divulgar o trabalho de algumas das melhores pesquisadoras do país, são alguns dos objetivos que levaram um grupo de estudantes a realizar o I Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG. O evento acontece no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais da UFMG (CAD1), entre os dias 27 e 31 de agosto. As inscrições, gratuitas, serão abertas a partir do dia 15 de julho.

Segundo Laila Blanc Árabe (foto), aluna de graduação em Ciências Biológicas e uma das organizadoras, será uma semana de apresentações de trabalhos científicos, abrangendo diversas áreas das ciências biológicas e ciências exatas. “Teremos cinco mesas redondas para discutir as diversas formas em que a desigualdade de gênero está presente na academia e como superar esses obstáculos”, avisa. A programação completa já está disponível no site do evento.

A abertura do Congresso, no dia 27, será às 9h, com a participação da reitora da UFMG, Sandra Goulart,e com a ex-diretora do ICB, Andréa Mara Macedo. Às 9h30 será a vez de Márcia Barbosa, diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Laila.Arabe - picbear.online/brsneuroLaila conta ainda que a organização do congresso faz questão que ele seja acessível e gratuito. “Para isso, estamos fazendo uma campanha de financiamento coletivo, também para termos condições de aperfeiçoar o evento e trazer palestrantes de fora de Belo Horizonte”. A meta é arrecadar R$3 mil. CLIQUE AQUI PARA CONTRIBUIR.

A programação, por enquanto, é voltada para as ciências da vida, mas, segundo as organizadoras, a ideia é incentivar estudantes das outras áreas de conhecimento da UFMG a fazerem um evento semelhante. “Infelizmente, desta vez não foi possível”, diz.

SERVIÇO
I Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG
Data: De 27 a 31 de agosto de 2018
Horário: De 9h às 17h30
Local: Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais da UFMG (CAD1)
Campus Pampulha da UFMG. Belo Horizonte. MG.

ALGUMAS PALESTRANTES

Sandra Regina Goulart - Reitora da UFMG
Andrea Mara Macedo - Ex-Diretora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Márcia Barbosa - Diretora da Academia Brasileira de Ciências
Márcia Maria Margis - Presidente da Sociedade Brasileira de Genética
Rossimiriam Pereira - Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Química

MESAS REDONDAS

Histórico de mulheres apagadas na ciência
Maternidade na carreira acadêmica
O machismo sistêmico nas ciências exatas
Mulheres Negras na Ciência
Visão geral: O machismo na ciência

Mais informações

Foto de Laila Arabe: picbear.online/brsneuro

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo