Menu

Projeto Monitoramento Participativo Projeto Monitoramento Participativo - Juliana FrançaO Projeto de doutorado do Programa em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre que está em desenvolvimento pela estudante Juliana Silva França, orientada pelo Prof. Marcos Callisto, ganhou o 3º lugar no II Prêmio Boas Práticas Ambientais Sisema “Águas Gerais” – Edição 2018.

O projeto intitulado “Monitoramento participativo com estudantes dos ensinos fundamental e médio e comunidade ribeirinha: uma ferramenta para conservação de biodiversidade em bacias hidrográficas urbanas” é uma parceria entre a UFMG, o Programa em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre e a empresa Gerdau.

O trabalho envolve o monitoramento participativo de riachos nas bacias hidrográficas dos rios Paraopeba e das Velhas (alto São Francisco/MG), realizado-se por meio de índices biológicos e multimétricos adaptados para aplicação por 54 escolas de ensino básico (19 estaduais, 32 municipais e 3 privadas).

A área total atendida abrange mais de 4000 km2 em uma região metropolitana de alta influência humana (RMBH) e minerária (Quadrilátero Ferrífero). O monitoramento realizado por estudantes e seus professores se mostrou bastante eficiente em pontuar locais em relação às pressões humanas em sua bacia de drenagem.

A validação dessas metodologias simplificadas demonstra que as metodologias científicas, adaptadas para uso pela comunidade, podem ser eficazes, sendo um incremento na escala pela qual um monitoramento adequado pode ser realizado.

Talvez mais importante politicamente, estas metodologias de ciência cidadã podem capacitar a sociedade, desenvolvendo seu senso crítico sobre as necessidades para proteger e reabilitar rios urbanos. De uma perspectiva de gestão ambiental, a participação pública aumenta a transparência e a confiança na sociedade.

Veja mais fotos em: http://bit.ly/premio_ECMVS

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo