Menu

Aedes aegypti - WikipediaAedes aegypti - WikipediaO Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG está com inscrições abertas, gratuitas, para o curso "Uso de tecnologias de sequenciamento de nova geração na vigilância genômica de Flavivirus emergentes e identificação de novos vírus circulantes" .Com 80 horas, o curso é dividido entre 48 horas de aulas práticas (60%) e 32 horas de aulas teóricas (40%).

O curso, financiado pelo CNPq, é dirigido tanto a estudantes de pós-graduação quanto a pesquisadores de instituições brasileiras e latino-americanas interessados no tema "genômica viral aplicada á epidemiologia dos Flavivírus transmitidos por mosquitos vetores", como os virus da zika, febre amarela, chikungunya e dengue.

Serão abordadas novas metodologias de sequenciamento, bancos de dados públicos e estudos de metagenômica na descoberta de novos vírus com potencial de causarem surtos futuros. "Serão promovidas discussões entre alunos e professores, gerando novas oportunidades na formação acadêmica e até possíveis colaborações entre grupos de pesquisas", afirma um dos coordenadores do curso Vasco Ariston Azevedo. A ideia é contribuir para o entendimento de mecanismos de adaptação dos vírus, assim como também para compreensão da origem e a disseminação dessas infecções na America Latina.

Ainda segundo Ariston, um diferencial do curso é o fato de ele envolver o uso de novas metododologias de sequenciamento, como por exemplo o sequenciador portátil MinION que permite a identificação de genomas virais em tempo real podendo gerar genótipos precisos com cobertura de 95,4%-99,5% do genoma. "O tempo para o preparo da realização do sequenciamento por essa tecnologia é mais rápido e menos oneroso, em relação às outras metodologias de sequenciamento genômico disponíveis", destaca, salientando ainda a característica de portabilidade do mesmo, o que permite a realização do sequenciamento em praticamente qualquer ambiente que ofereça uma conexão com a internet.

PARA SE INSCREVER: As inscrições devem ser solicitadas pelo email < >.

 

SERVIÇO

DATA DE REALIZAÇÃO DO CURSO: 6/8/2018 à 17/8/2018
LOCAL: Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática da UFMG. Av. Antônio Carlos 6627, Belo Horizonte, MG, 31270-010.


COORDENADORES DO CURSO:
Prof. Luiz Alcantara (FIOCRUZ, Brasil)
Prof. Vasco Azevedo (ICB UFMG, Brasil)
Prof. Nuno Faria (Oxford University, Reino Unido)

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo