Menu

UFMG.Escolas_Ferdinando Marcos_UFMGEstudantes da oitava e nona séries do ensino fundamental e do ensino médio – de escolas públicas e privadas – podem se inscrever, gratuitamente, para a próxima turma do UFMG & Escolas. Nesta edição, que acontece entre 17 e 20 de julho, o tema será “Quem é o mosquito da dengue?”.

Sediada no programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), patrocinada pelo INCT Dengue, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar a experiência da vida em laboratório a jovens interessados em realizar experimentos e responder perguntas científicas.

Além de vagas para os jovens de ensino fundamental e médio, também podem ser feitas inscrições de estudantes de graduação e de pós-graduação para serem monitores. “Professores também podem integrar o projeto”, convida a professora Leda Quércia Vieira, coordenadora do projeto UFMG & Escolas - Educando para a Ciência.

Segundo ela, a ideia é estabelecer um novo espaço de intercâmbio entre professores, pesquisadores e estudantes da UFMG com estudantes e seus professores de ensino fundamental e médio. “Queremos provocar o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo, e buscar jovens talentos para a Ciência”, afirma, destacando o espaço como uma oportunidade para o desenvolvimento de potencialidades.

Leda Vieira explica ainda que não serão dadas aulas formais e todos os participantes devem ter a expectativa de estar a maior parte do tempo realizando experimentos em laboratório. “A essência da atividade é a formulação de perguntas que possam ser respondidas de modo experimental em nossos laboratórios”, esclarece.

O projeto se baseia em modelo criado pelos professores Leopoldo de Meis, da UFRJ, e por Paulo Arruda, da Unicamp: transformar perguntas e curiosidades científicas em experiências de laboratório.

Confira mais fotos da edição anterior em http://bit.ly/UFMGeEscolas

INSCRIÇÕES

Página do UFMG & Escolas

 

Foto: UFMG Escolas 2016 - Por: Ferdinando Marcos / UFMG

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo