Menu

rosaufmg Rosa Maria atuou como desenhista no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Foto: Foca Lisboa/UFMG)

Escrito por Rosa Maria Alves Pereira, desenhista aposentada do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, o livro Ilustração Botânica I será lançado no I Encontro de Ilustradores Científicos da Colômbia, que ocorre em Bogotá de 27 a 29 de junho, na Universidade Javeriana. A desenhista também apresenta palestra sobre a “Ilustração Científica no Brasil - Retrospectiva e Perspectivas”, no dia 28 de junho.

O livro conta a origem da especialidade profissional na Europa e na América Latina. “Além disso, serão apresentadas instruções de como desenhar plantas in situ e em herbários e, finalmente, as técnicas de desenho e pintura”, diz Rosa.

“No livro, ensino a desenhar ao vivo e em herbários (plantas secas prensadas) metodologia para reconstituir plantas vivas com base que desenvolvi no mestrado em Portugal. Também mostro técnicas diferentes das convencionais, como a técnica da caneta esferográfica e do desenho digital, com os mestres no assunto”, comenta. O livro também reúne artigos de colaboradores de diversos países e ilustradores selecionados, além de mais de 30 ilustrações de Rosa.

Para adquirir o livro:

 

SAIBA MAIS SOBRE ROSA ALVES

Aposentada desde 2015, Rosa é formada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, também especializou-se em História da Cultura e da Arte na Fafich (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas) da UFMG, além de pós-graduação na Escola Nacional de Botânica Tropical, no Rio de Janeiro. Rosa também realizou mestrado em Portugal, no Instituto Superior de Educação e Ciência. Lá, desenvolveu pesquisa sobre o naturalista brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira que, no século 18, foi responsável por chefiar comissão científica que desenvolveu expedições na Amazônia e no Cerrado do Mato Grosso.

NOVO CURSO DE: ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA

No mês de julho o Instituto de Ciências Biológicas recebe curso de Ilustração Científica Biológica, que será ministrado por Rosa Alves (mestre em Ilustração Científica) e Enaile Siffert (especialista em Arte Educação).  Além de oficinas de técnica de desenho básicas para a ilustração botânica e zoológica, o curso prático revê a história dessa atividade. Dirigido a estudantes, professores e outros profissionais das áreas de biologia, comunicação e artes plásticas/visuais.

Mais informações:

INSCRIÇÕES NO SITE DA FUNDEP (Clique aqui)

 

FICHA TÉCNICA DO LIVRO

Título: Ilustração Botânica I (Ilustración Botánica)
Conteúdo:
   1: História da Ilustração botânica na América Latina
   2: Instruções técnicas de como desenhar in situ e em herbários
   3: Técnicas mais utilizadas na ilustração botânica (incluindo a da caneta esferográfica e o desenho digital)
   4: Bibliografia
Formato: 20cm x 30cm
Páginas: 148
Preço de lançamento: R$100
Apoio: Academia de ilustración científica - Ilustraciencia (Espanha)
Edição: Atelier Rosa Alves e Editora Frente Verso

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo