Menu

Maria de Lourdes de Brito Melo, técnica responsável pelo E-Acad ICB“ConversAções em Roda” é o primeiro evento produzido pela Escuta Acadêmica do Instituto de Ciências Biológicas (E-Acad) e acontece no dia 21 de maio (segunda-feira) às 16h30, na Arena do ICB – localizada em frente ao Centro de Atividade Didáticas de Ciências Naturais (CAD I). O evento tem como objetivo criar espaço de diálogo para que os estudantes de Ciências Biológicas possam falar livremente sobre fatores que interferem em sua vida acadêmica.

A atividade será orientada pela servidora Maria de Lourdes de Brito Melo, responsável pelo E-Acad e que desde 2014 integra a Rede de Saúde Mental da UFMG. No evento, haverá atividades de relaxamento e os participantes podem trazer cangas.

CONHEÇA MELHOR

(Foto: Pixabay)

A Escuta Acadêmica do ICB é vinculada ao Centro de Graduação do Instituto. Oficializada pela Congregação em fevereiro de 2016, seu objetivo é promover o devido acolhimento aos graduandos em Ciências Biológicas que procuram o Setor por apresentar alguma dificuldade - interna ou externa - que possa comprometer sua vida acadêmica. São abordadas questões que ultrapassem aspectos administrativos e acadêmicos, tentando revelar se o estudante vivencia alguma situação subjetiva ou de vulnerabilidade que interfere em seu processo educativo. A "escuta ativa" é a principal ferramenta utilizada, não caracterizando uma psicoterapia ou mesmo terapia. Com todo o cuidado, respeito e sigilo profissional, o estudante é ouvido. Orientações para busca de soluções às demandas apresentadas e intermediações com outros setores, são oferecidas sempre que necessárias, observando a política de saúde mental da UFMG. O serviço é desenvolvido em rede com os demais setores da Universidade e com os serviços suplementares de saúde (particular e SUS).

 

Escuta Acadêmica do Instituto de Ciências Biológicas (E-Acad)
Telefone: (31) 3409-2553 
E-mail:
Local: Sala 62, Bloco F1 (Cegrad)
Responsável: Maria de Lourdes de Brito Melo

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo