Menu

abc carlos diniz

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) realiza, de 3 a 5 de abril, das 8h30 às 17h, o 11º Seminário do Prêmio Carlos Ribeiro Diniz. São diversos projetos - desenvolvidos no âmbito da divulgação científica - por estudantes bolsistas Bic-Jr e PIBIC, alunos de nível médio e superior. Além de palestras, o evento prevê a apresentação de trabalhos e entrega de prêmios. Somente nesta edição foram inscritos 43 projetos, sendo 11 de alunos de Ensino Médio e 32, de graduação, alguns deles do ICB. A ideia é reconhecer trabalhos que abranjam temas relacionados às atividades de pesquisa desenvolvidas nas diretorias da Funed em 2017.

Os melhores trabalhos apresentados durante o seminário,serão escolhidos nas categorias Ensino Médio, para o Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (Bic-Júnior); graduação, para o Programa de Bolsa Institucional Científica (PIBIC) e estagiário na Funed.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. Além dessas premiações, os classificados em 4º e 5º lugares receberão menção honrosa e todos os estudantes receberão certificado de participação.

Programação

A primeira palestra do Seminário será proferida pela professora Rejâne Maria Lira da Silva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o tema "Ciência humanitária". Rejane é doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, com pós-doutorado no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Também é editora-chefe da Revista Jovens Cientistas de Divulgação Científica (ISSN 2318-9770); voluntária da Organização das Nações Unidas (ONU) I desde 2014 e membro titular da Academia de Ciências da Bahia, desde 2016.

Rolf Elias Gaspar, da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG apresentará o tema "Da Ciência ao Empreendedorismo". Rolf é Jornalista, Relações Públicas e Publicitário pela UFMG. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda.

Letícia da Conceição Braga, da OncoTag/Funed, fará a palestra de encerramento, com o tema "Funed e OncoTag: buscando soluções para o tratamento do câncer". Letícia é bióloga, Doutora em Ciências da Saúde com ênfase em Oncologia Molecular pela UNESP/Faculdade de Medicina de Botucatu e mestre em Genética pela UFMG. Pós-doutora em Saúde da Mulher, área de concentração patologia ginecológica pela Faculdade de Medicina da UFMG e ensaios pré-clínicos in vitro pela Fundação Ezequiel Dias. Atualmente, é pesquisadora visitante do Serviço de Biologia Celular da Funed, sócia-fundadora e CEO da Startup OncoTag.

Os banners com os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão científica, que decidirá quais propostas seguirão para a apresentação oral. Os estudantes premiados serão conhecidos e receberão o prêmio no dia 5 de abril às 15h.

Homenagem

O Seminário de Incentivo à pesquisa é uma homenagem ao professor Carlos Ribeiro Diniz: cientista, médico e professor, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos com animais peçonhentos. Ele participou da formação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da UFMG, onde também atuou de forma decisiva na instalação da pós-graduação em bioquímica (Saiba mais: http://dbiq.icb.ufmg.br/historico.php). Sua trajetória também inclui uma marcante atuação na Funed, onde atuou entre 1983 e 2002. ambém foi o responsável pela criação da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento na Fundação.

Saiba mais
Carlos Ribeiro Diniz - (1919 - 2002)

Entrevista concedida a Ângelo Machado (Instituto de Ciências Biológicas, UFMG) e Roberto Barros de Carvalho (Ciência Hoje).
http://www.canalciencia.ibict.br/notaveis/livros/carlos_ribeiro_diniz_12.html

PROGRAMAÇÃO

Confira programação Prêmio Carlos Ribeiro Diniz e a relação com os temas dos trabalhos que serão apresentados clicando aqui (http://www.funed.mg.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/programa%C3%A7%C3%A3o-Premiom-Carlos-Ribeiro-Diniz.pdf).

Trabalhos que concorrerão ao Prêmio Carlos Ribeiro Diniz - Para ver a relação de trabalhos e autores, clique neste link (http://www.funed.mg.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/Rela%C3%A7%C3%A3o-Trabalhos-e-Autores.pdf)

(Com Vivian Teixeira, Assessoria de Comunicação da Funed)

Foto: www.canalciencia.ibict.br

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo