Menu

Foto divulgaçãoFoto: Espaço do Conhecimento

De 14 a 20 de março, a programação da Semana Nacional do Cérebro - repleta de atividades, todas gratuitas - será realizada pelo Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com o Núcleo de Neurociências da UFMG.

As atividades, que incluem debates, cinema comentado, oficinas e vídeos, ocorrerão no campus Pampulha e no Espaço do Conhecimento, que fica na Praça da Liberdade.

O debate Neurotalk vai reunir as professoras da Faculdade de Medicina da UFMG Juliana Gurgel Giannetti e Marise Oliveira Fonseca, para falar sobre a incidência do zika vírus e casos de microcefalia.

De acordo com a professora Grace Schenatto, que integra o Núcleo de Neurociências da UFMG, que é ligado ao Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a ideia da Semana do Cérebro é promover a divulgação científica e contribuir para a "desmitificação do trabalho dos pesquisadores, de forma divertida e acessível ao público", alerta.

“Percebemos que, no quadro nacional, somos influentes, nossos laboratórios desenvolvem pesquisas muito relevantes, mas poucas pessoas têm consciência disso. Por isso, o trabalho de divulgação científica é tão importante", defende a neurocientista.

Segundo ela, além de divulgar conhecimentos produzidos na Universidade, a ideia é promover conscientização em relação ao trabalho dos cientistas e provocar a identificação do público com esses profissionais.

“Queremos mostrar que somos pessoas apaixonadas por ciência e despertar o interesse de crianças e jovens para a carreira e para o desenvolvimento do pensamento crítico”, explica.

Com apoio da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, a Semana Nacional do Cérebro está ligada à Brain Awareness Week (BAW), campanha global que dissemina os benefícios do estudo do cérebro.

A cada ano, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações unem-se ao redor do mundo para popularizar conhecimentos em neurociências. No Brasil, os primeiros eventos de divulgação científica simultâneos à BAW ocorreram em 2010, no Rio de Janeiro; a partir de 2012, as atividades passaram a ser articuladas nacionalmente.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, em Belo Horizonte. Mais informações estão disponíveis no site do Espaço e também podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8350. O campus da UFMG fica no bairro Pampulha, na avenida Antônio Carlos, 6627.

PROGRAMAÇÃO

Exposição de vídeos – Neurociências
14 a 20/3
terça a domingo, 10h às 17h, quinta-feira, 10h às 21h
4° andar do museu, sem inscrições prévias
Os visitantes, de qualquer idade, poderão assistir a vídeos com explicações em linguagem acessível sobre experimentos e descobertas clássicas e atuais em neurociências. Esses vídeos serão intercalados por depoimentos de membros do Núcleo de Neurociências da UFMG, que vão contar ao público suas pesquisas e rotina como cientistas.

Neurociências, cinema e pipoca
15/3, 17h às 19h
Campus Pampulha – CAD1, sem inscrições prévias
100 vagas

Depois da exibição de um filme, a professora Grace Schenatto fará comentários e contextualizações científicas relacionadas ao enredo da obra.

Oficina: O que você tem na cabeça?
16 e 17/3, 10h às 12h e 14h às 17h
2° andar do museu, sem inscrições prévias

Aberta ao público, oficina oferecerá diversas atividades que possibilitarão aos participantes conhecer um pouco mais sobre o cérebro: sua constituição, funcionamento e organização.

Atividade 1: Estrutura do cérebro
Exposição de modelos anatômicos de cérebros humanos, de roedores, abelhas, peixes, entre outras espécies de animais. Também estará disponível um microscópio para visualização do tecido nervoso.

Atividade 2: Funcionamento do cérebro
Essa atividade concentrará demonstrações de experimentos que mostram a origem elétrica das funções neuronais. Será utilizada uma placa de circuito impresso acoplado a um osciloscópio para fazer simulações sobre o funcionamento de neurônios. Também serão realizados testes com estimuladores elétricos para demonstrar que os músculos se contraem em resposta à estimulação nervosa. Por fim, será exposto modelo para demonstrar como ocorre essa modulação nervosa de músculos, análoga à de humanos, porém, com uma pata de barata.

Atividade 3: Sentidos químicos
Uma série de experimentos simples que mostram a relação entre olfato e paladar, como os receptores olfativos são saturáveis e como as pessoas sentem o sabor do doce e do salgado em locais diferentes da língua, entre outras funcionalidades.

Atividade 4: Mitos e verdades
Atividade dinâmica na qual os visitantes serão convidados a selecionar uma carta, em que está descrito um mito em neurociências. Após ler a carta, o participante responderá se acha a afirmação falsa ou verdadeira. Depois de cada resposta, haverá uma explicação dos organizadores.

Neurotalk: zika vírus e microcefalia
17/3, 19h às 20h30
Cafeteria do museu, sem inscrições prévias

Juliana Gurgel Giannetti, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, e Marise Oliveira Fonseca, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade.

Bate-papo com as professoras sobre o zika vírus e suas possíveis relações com casos de microcefalia. Será uma oportunidade para que o público receba esclarecimentos sobre o tema.

Café Controverso: Até onde nosso cérebro nos representa?
19/3, 11h
Cafeteria do museu, sem inscrições prévias

Nelson Vaz, do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, e Márcio Moraes, professor titular da UFMG e líder do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Neurociências da UFMG.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações estão disponíveis em seu site e também podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8350.

(Com Agência de Notícias da UFMG e assessoria de comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)

(Foto de capa: Espaço do Conhecimento)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo