"Estudo sobre a biologia do vírus zika em células neuronais e organoides cerebrais” será o tema da palestra promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB - UFMG), no próximo dia 21 de fevereiro, às 11h. O palestrante será Stevens Kastrup Rehen, pesquisador e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e diretor científico do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. A entrada é gratuita.

steve rehen

No evento, o professor apresenta os resultados de artigo publicado por seu grupo 100% brasileiro na revista Science, uma das revistas científicas mais importantes do mundo, liderado por Stevens e conduzido por mais 9 pesquisadores da UFRJ e do Instituto D’Or. Ele também fala sobre a atual pesquisa, que ainda não foi divulgada, e que investiga os resultados colhidos do artigo. Saiba mais sobre Stevens Rehen.

A pesquisa baseou-se na produção, em laboratório, de estruturas que se assemelham à fase embrionária do cérebro. Conhecidas como mini-cérebros, as estruturas foram produzidas a partir de células-tronco. A infeccção do vírus da Zika nessas estruturas reduziu o seu tamanho em 40%. A partir deste estudo, foi possível associar tais resultados aos danos cerebrais observados em casos de microcefalia. O evento é coordenado pela Fabíola Ribeiro, professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG.

LEIA O ARTIGO
“Zika virus impairs growth in human neurospheres and brain organoids” - Patricia P. Garcez, Erick Correia Loiola, Rodrigo Madeiro da Costa, Luiza M. Higa, Pablo Trindade, Rodrigo Delvecchio, Juliana Minardi Nascimento, Rodrigo Brindeiro, Amilcar Tanuri, Stevens K. Rehen

CONTATOS PARA A IMPRENSA:

Fabíola Ribeiro, responsável pelo evento: (31) 3409-2655/3409 3022 ou

Pablo Leal Cardozo:

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Redação: Vitória Brunini - estudante de Jornalismo na UFMG
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil