Matemática da Diversidade é o nome do projeto criado pelos estudantes Vinícius Ferraz e Heitor Castro, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Desenvolvido junto com quize alunos do ensino fundamental do Centro Pedagógico (CP) também da UFMG, o grupo foi convidado a mostrar seu trabalho na FELAPROCY (Feira Exposição Latino-Americana de Empreendimentos Produtivos, Ciência e Tecnologia), que acontece no Equador, de 20 a 22 de abril. Sem a verba necessária, eles criaram o que se costuma chamar de “Vaquinha Virtual” ou crowdfunding online, para tentar arrecadar a quantia necessária para cobrir os gastos da equipe, formada pelos dois estudantes, um orientador e mais quatro alunos do projeto. A “vaquinha” online será realizado até o dia 5 de março.

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A Matemática da Diversidade” - projeto desenvolvido por alunos de graduação em Biologia junto com alunos do ensino fundamental do Centro Pedagógico da UFMG quer mostrar o impacto do homem na natureza (Foto: Arquivo pessoal)

“Muita gente acha que não, mas a Biologia está muito próxima da matemática”, comenta Heitor. O projeto foi colocado em prática por Vinícius, que também é monitor na área de Ciências do CP, em parceria com Heitor e sob a orientação de Luíza Coutinho, professora de Ciências no Centro Pedagógico. Desde o início, a ideia era trabalhar com a interdisciplinaridade entre duas áreas que, embora distintas, atuam coletivamente no mundo da Biologia: a ecologia e a matemática. O projeto também teve o apoio da Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, com parte do trabalho sendo executado no laboratório do professor Ricardo Ribeiro de Castro Solar, do Departamento de Biologia Geral do ICB - UFMG.

ANTECEDENTES

Em outubro de 2017, durante a Feira Nacional de Ciência e Tecnologia, o grupo decidiu expor o projeto na Febrat (Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas), em Belo Horizonte, que tinha como tema “A matemática está em tudo”. Apresentado pelos próprios estudantes do Centro Pedagógico, alcançaram o primeiro lugar na categoria de trabalhos das Ciências Biológicas, Agrária e da Saúde para alunos do Ensino Fundamental.

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Da esquerda para a direita: Heitor Castro e Vinícius Ferraz, alunos e professores no projeto (Vitória Brunini/ACBio/UFMG)

O PROJETO

O trabalho consiste, basicamente, na captura de insetos - na mata que fica entre o Centro Pedagógico e o CAD 2 (Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas) - e a análise dos dados, com ferramentas matemáticas.

O caráter sociocultural do projeto merece destaque. Mais do que introduzir o mundo científico aos alunos - debatendo os diversos dilemas presentes na área -, os professores provocaram discussões sobre conservação ambiental e o impacto do ser humano no meio ambiente. “O projeto também tem uma importante função na formação humana, já que os estudantes puderam perceber que seu estudo e esforço podem ser reconhecidos e que o conhecimento pode levá-los a lugares que eles nunca imaginaram ir antes. Acredito que o projeto estimule esses estudantes a se esforçarem ainda mais em sua formação e se permitir traçar metas mais ambiciosas para seus futuros”, comenta Luíza.

COMO PARTICIPAR?

Para ajudar os alunos a divulgarem seu trabalho na mostra do Equador: https://www.kickante.com.br/campanhas/criancas-fazendo-ciencia-no-exterior ou

 

CONTATOS PARA A IMPRENSA:

Vinícius Ferraz - idealizador do projeto, estudante de graduação do ICB

Heitor Castro - estudante de graduação do ICB e voluntário no projeto

Luíza Coutinho - professora de Ciências do Centro Pedagógico e orientadora do projeto

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Redação: Vitória Brunini - estudante de Jornalismo na UFMG

Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.

CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil