Menu

assinatura

 

 

Aluna do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, Luana Lott Alves, é premiada na 18ª Conferência da European Roundtable for Sustainable Consumption and Production (ERSCP), evento internacional que envolve a comunidade acadêmica de renomadas universidades.

Orientada pelo professor Eduardo Romeiro Filho (do Departamento de Engenharia de Produção), Luana recebeu Luana fotoa maior premiação do evento (Best Paper Presentation), com o trabalho “From a manufacturer of wooden games to a Product-Service System company: a case study on Business Model Innovation as a way of improving sustainable aspects of products”.

O trabalho consiste em um estudo de caso que demonstra como uma empresa conseguiu se tornar mais sustentável com a implementação da metodologia de inovação Design Thinking.

Centrada em promover um melhor entendimento das necessidades do usuário, essa metodologia é um processo de pensamento crítico e criativo aplicado para gerar inovação e aprimorar processos.

No estudo de caso realizado, a metodologia foi aplicada para promover inovação no Modelo de Negócios de uma empresa fabricante de jogos de madeira. Como resultado, a pesquisa desenvolvida constatou que as necessidades dos usuários dos jogos dessa empresa estavam mais no serviço do que no produto desenvolvido. A partir daí, a empresa mudou sua proposta de valores e passou a ofertar Sistemas Produto-serviço, o que aumentou sua sustentabilidade.

Na conferência, o trabalho foi reconhecido e valorizado pelo viés prático de sua abordagem, que tem grande importância para a área de Sustentabilidade e Inovação. “Uma vez que o trabalho fica conhecido, a atenção dos pesquisadores pode se voltar para o nosso trabalho aqui na UFMG. Então, isso chama a atenção para o Programa de Inovação, por exemplo”, Luana afirma completando que espera que a premiação possa servir de inspiração para os outros mestrandos.  

ERSCP Society

A European Roundtable for Sustainable Consumption and Production (ERSCP) é uma associação que organiza e promove atividades voltadas ao consumo e à produção sustentáveis.  Entre essas atividades, estão as conferências realizadas a cada dois anos desde 1994, com o objetivo de promover discussões entre empresas, instituições públicas, universidades, institutos, centros de pesquisa e associações profissionais envolvidos em consumo e produção sustentáveis.

Em 2017, a Conferência (18ª ERSCP) foi realizada na ilha de Skiathos, na Grécia, entre os dias 1 e 5 de outubro, liderada pela Universidade Nacional Técnica de Atenas.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo