Menu

biosseguranca1Até 11 de outubro, estão abertas as inscrições para o Curso de Biossegurança em Ambientes de Saúde, oferecido pelo Centro de Extensão (CENEX) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, redução ou eliminação de riscos comuns às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.

O curso do ICB tem o objetivo de promover a conscientização para o desenvolvimento assertivo da biossegurança, especificamente em ambientes de saúde, levando em conta a importância das relações interpessoais e da ética, reforçando métodos e práticas essenciais para o trabalho seguro com produtos químicos, microrganismos e organismos geneticamente modificados (OGM), biotérios, radionuclídeos, e o adequado gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (GRSS). Além de lembrar os Primeiros Socorros, a iniciativa também alerta para os principais riscos inerentes ao trabalho nesta área.

Dirigido a todos os que atuam ou pretendam atuar na área da saúde ou afins, seja no ensino, pesquisa ou tecnologia, como profissionais ou estudantes de graduação ou de pós-graduação, o curso de 20 horas é coordenado por Maria Aparecida Campana (mestra em Bioquímica e gerente de Resíduos do ICB) e por Neuza Rodrigues (mestra em saúde Pública). As aulas acontecem no prédio do ICB, no campus Pampulha, em Belo Horizonte, entre os dias 16 e 20 de outubro.

“Quem fizer este curso terá a oportunidade de se conscientizar da importância de seguir as normas de biossegurança. Trata-se de muito mais do que apenas formalidades legais, como muita gente parece pensar, mas da adoção de hábitos imprescindíveis para preservar a saúde do próprio trabalhador e a de todos os que atuam ao seu lado, assim como de suas famílias. A biossegurança também garante a qualidade dos produtos desenvolvidos”, alerta Aparecida Campana.

Inscrição e certificação

As matrículas podem ser feitas pela internet - http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx, ou no posto de atendimento da Fundep (Praça de Serviços. Loja 7. campus Pampulha).

Será emitido certificado para todos que obtiverem no mínimo 70% de presença no curso, além de um crédito para estudantes do ICB.

Mais informações

Contatos para a imprensa

Maria Aparecida Campana Pereira, Gerente de Resíduos do ICB: , (31) 3409 2517 

Neuza Antunes Rodriguesneuzaantunesrodrigu

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala J1-173
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos
 | www.icb.ufmg.br | (31) 3409 3011
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo