Menu

Palestras online sobre fotografia e documentação científica serão disponibilizadas em salas virtuais para estudos e discussões abertas ao público. A iniciativa faz parte da programação  do portal Pré-Simpósio online, que faz parte do 4º Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação e se propõe a socializar conhecimento e estimular o debate sobre diferentes temas relacionados à conservação.

Ao longo do ano, o portal já promoveu discussões sobre conservação de espécies e ecossistemas; gestão de conflitos por profissionais da conservação; pesquisa e administração de recursos hídricos; e sobre uso e conservação do solo no Brasil.

Os conteúdos produzidos para esses assuntos ainda estão disponíveis no portal do Pré-Simpósio online, que, a partir de setembro, ganha um novo tema: a fotografia. Mas, afinal, qual sua relação com a conservação?

A fotografia é um elemento cada vez mais próximo dos conservacionistas, que a utilizam como ferramenta para a propagação de ideias e sensibilização ambiental. Para mostrar como isso tem sido aplicado na prática, o Pré-Simpósio online vai disponibilizar entrevistas com alguns dos maiores fotógrafos e documentaristas de natureza do Brasil e do mundo. Entre eles, estão João Marcos Rosa, Érico Hiller, Paulo Krajewski e Leonardo Merçon.

Os interessados em ter acesso a esses materiais devem fazer cadastro gratuito no portal do Pré-Simpósio online. Lá, poderão acessar salas virtuais e participar como ouvinte e também como colaborador na sugestão de temas e palestrantes que possam compor o quadro das atividades online.

 Presencial

Entre 3 e 7 de dezembro, o 4° Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação conclui sua programação com os encontros presenciais, que serão realizados no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A programação do evento irá incluir palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, minicursos e um concurso de melhor fotografia e documentário.

O principal objetivo do Simpósio é possibilitar a discussão sobre os avanços nacionais e internacionais obtidos na área da conservação da biodiversidade, bem como estreitar os laços existentes entre a comunidade científica brasileira envolvida nesta temática, trazendo novas formas de documentação e divulgação do conhecimento gerado durante o evento.

 Organização

O Simpósio é organizado por uma parceria entre as pós-graduações em Ecologia, em Zoologia e em Biologia Vegetal do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, com a Bocaina - Biologia da Conservação. As ONGs Instituto Prístino e Instituto Biotrópicos também participam.

 

Contatos para entrevistas:

E-mail oficial:

Prof. Frederico Neves - UFMG: (31) 98850-0757

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo