Menu

 

 

 

Já ouviu falar em Tanatório? É para lá que os corpos vão às vésperas de seus velórios. E, de lá, saem restaurados para que os entes queridos possam se despedir do falecido em aparência de aspecto natural, tal qual possuía em vida. Os responsáveis por isso são os Tanatopraxistas, profissionais que restauram partes dos corpos, aplicando técnicas que retardam a decomposição e, assim, permitem que as pessoas tenham uma lembrança boa daqueles que se foram.

Os interessados podem se capacitar para atuar na área  participando do curso de formação de recursos humanos em Tanatopraxia, que abriu suas inscrições neste mês de agosto. Ofertado na UFMG pela terceira vez, o curso será realizado do dia 18 ao dia 22 de outubro. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundep até o dia 6 de outubro. Ao todo, 15 vagas são ofertadas.

Segundo o coordenador, Aldeir José da Silva, técnico em Anatomia e Necropsia do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, os participantes serão preparados para aplicar as técnicas de conservação, retardamento ou cessação dos processos biológicos de decomposição cadavérica. “Os alunos aprendem sobre anatomia humana, tanatologia forense, técnicas de necrópsia, ética e biossegurança”, ele explica.

O coordenador destaca, ainda, que o curso começa com aulas teóricas no auditório Nello de Moura Rangel (no ICB), onde serão realizadas as atividades dos três primeiros dias, que, ao fim, prossegue para a execução prática na Funerária Santa Clara.

Podem participar pessoas maiores de 18 anos com Ensino Fundamental completo, e não há necessidade de conhecimento prévio sobre a área.

 O valor do curso é de R$ 2.000 à vista, ou R$ 2.100 parcelados em até 4 vezes.

 

CONTATOS PARA ENTREVISTAS
Aldeir José da Silva - técnico em Anatomia e Necropsia - ICB UFMG - (31) 34092773

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo