Menu

capesCriado em 2010 e localizado no segundo andar da Biblioteca Central, o Setor de Apoio aos Usuários ao Portal Capes estimula seu uso na UFMG. Para isso, oferece treinamentos personalizados – por e-mail, telefone ou pessoalmente – para alunos, professores e servidores da UFMG e de outras instituições, além de intermediar contato com a Capes.

A bibliotecária Fernanda Almeida – responsável pelo Setor, junto com Maria Clarice Lima – afirma que, nos treinamentos, é abordada a criação de estratégias de busca que podem ser usadas em todas as bases de dado disponíveis no Portal Capes. “Falamos também sobre a avaliação de periódicos – Qualis, fator de impacto e outras métricas –, para auxiliar na escolha do periódico para publicação”, explica.

Este ano, as bibliotecárias do Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes na UFMG também ministraram palestras na II Semana do Bibliotecário, realizada pela Escola de Ciência da Informação, e apresentaram, para bibliotecários recém-ingressados na UFMG, os princípios de competência informacional aplicados ao uso do Portal Capes.

Essas e outras atividades são reconhecidas como suporte fundamental à pesquisa científica no Portal e nas bases de dados. “Esse reconhecimento pode ser observado principalmente pelos convites para apresentações em diversas unidades dentro e fora da UFMG, além do encaminhamento de alunos por parte de outras instituições”, afirma Fernanda.

No próximo semestre, o objetivo é intensificar o contato com os programas de pós-graduação da UFMG, reformular o site de divulgação dos treinamentos e participar de eventos como a Semana do Conhecimento, realizada todo segundo semestre na Universidade, e o Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos, organizado pela Faculdade de Farmácia da UFMG.

Agende seu treinamento

Com as bibliotecárias Fernanda e Maria Clarice: (31) 3409-4627 ou

 

 

(Com Carla Pedrosa, da Assessoria de Comunicação da Biblioteca Central UFMG)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo