Menu

Camila Fernandes *

Área que se ocupa de estudar mecanismos responsáveis por regular o funcionamento dos órgãos e determinar o equilíbrio das condições necessárias à vida, reúne renomes do Brasil e do Exterior

Termina no dia 28 de julho, o prazo para submissão de trabalhos ao 2° Simpósio Brasileiro de Eletrofisiologia Celular, SBEC, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, no campus Pampulha, organizado pelos programas de pós-graduação em Bioquímica e Imunologia e Fisiologia e Farmacologia da UFMG. Faltou citarmos isso no texto.

As inscrições no Simpósio vão até 1° de agosto e são dirigidas a estudantes universitários, pesquisadores e profissionais interessados nas áreas de Eletrofisiologia Celular e Biologia Computacional e Estrutural.

São esperados perto de 200 participantes, dentre eles grandes pesquisadores nacionais e internacionais. Na ocasião serão apresentados os mais recentes temas da área, básicos e aplicados, na forma de módulos temáticos, mini-simpósios e conferências.

A eletrofisiologia estuda, diagnostica e trata as atividades elétricas em células e tecidos. O professor Jader Cruz, do departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas do ICB, explica que, com aplicações multidisciplinares, os estudos eletrofisiológicos a nível celular têm sido fundamentais para identificar mecanismos de comunicação e mecanismos moleculares de sinalização celulares.

Esses mecanismos são responsáveis por regular o funcionamento dos órgãos e determinam o equilíbrio das condições necessárias à vida do organismo. Erros no processamento de informação celular são responsáveis por cânceres, diabetes e o sistema de imunidade do corpo.

"Nossa área ainda é pequena no Brasil. Por isso, ainda é muito importante incentivar o crescimento da eletrofisiologia. Este evento tem o intuito de fazer refletir sobre os últimos avanços na metodologia e temas abordados em Biofísica, combinando aspectos moleculares e fisiológicos de forma integrada. Uma melhor compreensão dos processos de sinalização celular podem permitir melhor abordagem no tratamento de várias doenças, assim como vários avanços na área da biotecnologia, além de outras aplicações.

Entre os palestrantes confirmados, Ramon Latorre (Chile), Sharona Gordon ( Estados Unidos), Ariel Escobar e Martín Petroff (Argentina).

O evento faz homenagem  ao Prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão, do departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento e consolidação da Biofísica Celular no Brasil.

Inscrições, programação completa e mais informaçoes: https://sbeletrofisiologia.wixsite.com/sbec2017

 

Conheça Paulo Sérgio Lacerda Beirão

Médico pela UFMG, mestre e doutor pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ), o professor titular Paulo Beirão foi orientado pelo professor Leopoldo de Meis - pesquisador destacado, reconhecido dentre outras questões por sua dedicação à extensão universitária como forma de atenuar a miséria social e identificar novos talentos para a educação, ciência, tecnologia e inovação. Beirão também atuou no Research Associate na University of Pennsylvania, Jefferson Medical College e foi Honorary Research Fellow da University of Leicester. Exerceu o cargo de presidente de várias Sociedades Científicas, como a Sociedade Brasileira de Biofísica, além de receber inúmeras homenagens, incluindo a Comenda Nacional do Mérito Científico.

Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi durante sua gestão frente à Pró-Reitoria de Pesquisa que foi elaborado o projeto de criação do BH-TEC, parque tecnológico da UFMG que hospeda várias empresas de cunho biotecnológico.

No ICB, dentre outros cargos e funções, coordenou o Programa de Pós-graduação do Departamento de Bioquímica e Imunologia e liderou a criação do doutorado em Bioinformática, do qual foi o primeiro coordenador. Reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus estudos com toxinas obtidas de escorpiões e aranhas, como ferramentas moleculares para dissecar os mecanismos de controle dos canais iônicos, durante sua carreira construiu um grupo forte de eletrofisiologia celular, onde se formaram vários mestres (8) e doutores (13).

 


CONTATO PARA ENTREVISTAS
Prof Jader Cruz - (31) 3409 2668 . ou

 

 Redação: Camila Fernandes - Estudante de Jornalismo, Bolsista Fump UFMG

 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala J1-173
Redação: Camila Fernandes - Estudante de Jornalismo - Bolsista Fump UFMG
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos
| www.icb.ufmg.br | (31) 3409 3011
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo