Menu

Em 2017/2 o ICB terá a segunda edição do “Programa Empreenda em Ação - sua ideia pode virar uma empresa”, disciplina ofertada pelo professor Rodolfo Giunchetti, dentro do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular. As aulas acontecerão a partir do dia 4 de agosto, às segundas e/ou sextas-feiras, entre 9h e 12h e/ou 14h e 17h (ainda a confirmar).

O curso é voltado principalmente para alunos de pós-graduação de todos os programas do ICB e de outras unidades, desde que se relacionem com a área de ciências da vida. No entanto, alunos de graduação que se interessarem também poderão se matricular na disciplina - basta que preencham o formulário de disciplina eletiva e se dirijam à sede do programa de pós-graduação em Biologia Celular, localizado no ICB, Bloco J3, sala 258.

Apesar de já ser muito comum em outras unidades da UFMG, como o ICEX e a Escola de Engenharia, nos cursos das áreas da saúde e biológicas o empreendedorismo ainda é um tema negligenciado, afirma o professor. De acordo com ele, o objetivo do curso é despertar nos alunos uma nova perspectiva de mercado. “São cursos que tem muito a oferecer e que podem gerar um impacto muito grande. Nós só precisamos conectar e incentivar essas pessoas”, afirma.

Competição regional

A disciplina ofertada pelo professor Rodolfo Giunchetti faz parte de uma iniciativa que envolverá várias outras áreas da UFMG e de outras universidades mineiras. Trata-se do programa “Empreenda. Em ação!”, iniciativa que surgiu na Universidade Federal de Ouro Preto, e que nesta edição selecionou 16 universidades, públicas e privadas, para uma competição nos moldes dos programas de pré-aceleração de startups.

Como funciona?

Na disciplina do ICB os alunos aprenderão a desenvolver um plano de negócio. Eles terão palestras com empreendedores de sucesso, aulas em conjunto com outras turmas de empreendedorismo, formarão equipes de trabalho interdisciplinares e receberão o suporte necessário para desenvolver um projeto. No fim, os alunos receberão treinamentos de Picth - técnica que consiste em apresentar uma ideia de maneira clara e sucinta, visando, por exemplo, conquistar um investimento.

Ao término da disciplina os melhores grupos serão selecionados para competir com equipes de disciplinas parecidas em outros cursos da Universidade. “Em seguida nós teremos uma final na UFMG, onde vamos selecionar as melhores equipes, e elas irão concorrer no DemoDay, na UFOP. Lá nós teremos empresas, investidores e incubadoras dispostas a conhecer e investir nas ideias apresentadas pelos alunos”, explica o professor.

Além do programa Empreenda. Em ação!, o curso tem apoio do Biostartup Lab e do Lemonade UFMG.

 

Confira alguns temas que serão abordados nas aulas:

  1. Quais os cuidados e recomendações fundamentais para o depósito de patente;
  2. Como uma dissertação/tese pode virar uma Biostartup;
  3. Conceitos essenciais na elaboração do plano de negócio na área de Ciências da Vida;
  4. Como elaborar um pitch do seu trabalho;
  5. O que o investidor e a indústria levam em consideração para aplicar recursos em Biostartups.

 

Mais informações:

Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Tel: 3409-2774

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo