Menu

Acontece em julho, no ICB, a segunda edição do curso de Tanatopraxia - técnica usada na preparação de corpos para funerais. As inscrições está abertas até hoje, 11 de julho, pelo site cursoseeventos.ufmg.br.

O curso tem duração de 45 horas, distribuídas em 5 dias, e mescla aulas práticas e teóricas. Podem participar pessoas maiores de 18 anos, com Ensino Fundamental completo, e não há necessidade de conhecimento prévio sobre a área.

Como destaca o coordenador, Aldeir José da Silva, “é um curso de iniciação. Os alunos aprendem sobre anatomia humana, tanatologia forense, técnicas de necrópsia, ética, biossegurança - primeiro nas salas de aula e laboratórios do ICB, e depois na prática, executada no centro de tratamento da funerária Santa Clara”.

Para Aline Mirella Vieira, Psicóloga, que participou da primeira edição do curso em abril, a experiência foi excelente. “Eu trabalho com a vida, mas acredito que vida e morte andam lado a lado, e foi muito bom para mim participar do curso. As aulas foram ótimas e o material didático é excelente”, destaca Aline.

Entenda o que é tanatopraxia

A tanatopraxia consiste em preparar o cadáver através da infusão de líquidos conservantes no lugar do sangue, que podem retardar, ou até mesmo cessar o processo de putrefação. Esse tipo de preparo, além de permitir a exposição do corpo por um tempo muito maior, melhora significativamente sua aparência.

Segundo Aldeir, coordenador do curso de Tanatopraxia na UFMG, “a questão é mesmo dar uma melhoria geral no cadáver, para que ele possa ser velado ou transportado da melhor forma possível, em um momento que geralmente já é tão complicado. Esse é o foco principal”. Ele ainda destaca que “hoje em dia a maioria das funerárias oferta esse serviço, mas ainda estão buscando se regularizar. Então, para ser agente funerário hoje você tem que ter esse curso”.

O valor do curso é de R$ 2070, 00, que podem ser parcelados em até 4 vezes.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo