Menu

Após rigorosa avaliação, realizada por comissão composta pelos professores Geraldo Brasileiro Filho (Faculdade de Medicina/UFMG); Raghuvir Krishnaswamy Arni (UNESP), Marta de Lana (UFOP) e Elizabeth Pacheco Batista Fontes (UFV), três novos professores do ICB foram promovidos à função de Professor Titular: Evanguedes Kalapothakis (BIG), Carlos Delfín Chávez Olórtegui (BIQ) e Rosa Maria Esteves Arantes (PAT).

As apresentações, abertas ao público, encerraram as avaliações para promoção de professores à Classe E nesse primeiro semestre de 2017.

 

Conheça um pouco mais sobre os professores

 

 

Evanguedes Kalapothakis

Biólogo pela UFMG, o professor Evanguedes atua no Departamento de Biologia Geral do ICB. PhD em Biologia Molecular e Celular pelo Laboratório de Biologia Cleular e Molecular da Universidade de Londres, em seu Pós-doutoramento, na Universidade de Strathclyde (Glasgow, Escócia), buscou princípios ativos com varreduras automatizadas. Sub-coordenador do programa de Pós Graduação em Genética, também atua nos Programas de Pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia, no Mestrado Profissional em Inovação Biofarmacêutica e no Programa de Pós Graduação em Genética. Publicou 155 artigos completos em revistas indexadas. É inventor de 5 processos depositados. Orientou 33 dissertações de mestrado, co-orientou outras 3; orientou 23 teses de doutorado e também coorientou 3, dentre outros. Possui experiência nas áreas de Farmacologia, Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase nas seguintes áreas: caracterização de moléculas de interesse farmacológico, marcadores moleculares, genética de populações, isolamento e expressão de proteínas recombinantes. Sócio fundador da empresa Phoneutria Biotecnologia e Serviços LTDA.

 

Carlos Delfín Chávez Olórtegui

Professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, Carlos Delfín é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Ricardo Palma, Lima-Perú mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e pós-doutorado pela Université de Montpellier, CNRS UMR 5094, França (1998 e 2004). Foi Pesquisador Visitante no Imperial College of London, Inglaterra entre setembro de 2011 a setembro de 2012. E Professor Honorário da Universidad Nacional Mayor de San Marcos de Lima Perú desde maio de 2012. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Imunoquímica de toxinas. Utiliza a Biotecnologia peptídica para a identificação e síntese de epitopos ou mimotopos em proteínas para a produção de anticorpos policlonais e monoclonais.

 

Rosa Maria Esteves Arantes

Médica pela UFMG, Rosa Arantes é professora do Departamento de Patologia Geral do ICB. Fez residências médicas em Clínica Médica e em Anatomia Patológica pelo Hospital das Clínicas da UFMG, mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com pós-doutorado pela Universidade de Queen´s, Kingston, Canadá e pela Yale School of Medicine, New Haven, EUA Coordenou o Programa de Pós-graduação em Biologia Celular (2007-2009) e o Programa de Pós-graduação em Patologia da UFMG no Biênio (2012-2014). Tem experiência na área de Medicina e áreas Biomédicas, com ênfase em anatomia patológica humana e experimental e neurobiologia. Atua nos seguintes temas: Neurodegeneração, Neuroinflamação, Neuroparasitologia, Sistema Nervoso Entérico, Gnotobiologia, Patologia das Doenças Tropicais. Interesses em Psicanálise e Antropologia da Ciência. Coordena o Projeto MEDIANTAR do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) desde 2013. Bolsa de Pesquisador 2 do CNPq.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo