Menu

Será a primeira vez que os projetos Ciência para Todos e Leitura para Todos circulam no sistema de transporte expresso de Belo Horizonte

Neste final de semana os textos produzidos pelas equipes dos projetos “Ciência para Todos” e “Leitura para Todos” chegam também aos passageiros do Move, Sistema de Transporte Rápido por Ônibus de Belo Horizonte. Desde 2011, os projetos compartilham a produção de pranchas laminadas que disponibilizam informações científicas e literárias, em frente e verso, nos bancos de ônibus de várias linhas da cidade.

“Finalmente, com apoio da BHTrans, agora também poderemos atender aos leitores do Move”, comemora Adlane Vilas-Boas, professora do departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e coordenadora do projeto Ciência para Todos. “A opção pelo Move se deu a pedido dos próprios usuários”, observa.

CLIQUE PARA AMPLIARAinda segundo ela, a resposta ao projeto tem sido muito positiva em eventos científicos e de popularização da ciência, e pesquisas com os usuários de ônibus mostram que eles também avaliam muito bem o projeto.

Os textos científicos, ilustrados por alunos do curso de Artes Visuais da UFMG, incluem produções de alunos da disciplina Laboratório de Comunicação Científica da UFMG e também de outros pesquisadores que colaboram com o projeto. Os textos literários e poéticos foram selecionados pela professora Maria Antonieta Pereira, da Faculdade de Letras da UFMG, que lançou o projeto “Leitura para Todos”, ainda em 2004, iniciando esse processo.

Mutirão

A instalação dos dispositivos nos ônibus será feita na madrugada de sexta para sábado, nas garagens dos veículos, em regime de mutirão, por estudantes voluntários e bolsistas do projeto. Quem vai às garagens pela primeira vez é a estudante de publicidade Alice de Freitas, que manifesta seu entusiasmo: “É muito gratificante poder participar de um projeto tão importante, que traz um pouco de cor e de ciência ao dia a dia de quem utiliza o transporte público de Belo Horizonte”, afirma. Todos os textos estão disponíveis na internet, no endereço eletrônico do projeto no site www.ufmg.br/ciencianoar.

 

CONTATOS PARA ENTREVISTAS

Profa. Adlane Vilas-Boas Ferreira

Coord. Ciência para Todos

(31) 3409 2980


Profa. Maria Antonieta Pereira

Coord. Leitura para Todos

 

Patrícia Barros Gontijo

Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS

(31) 3379-5716 / 3379-5530

 

 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo