Menu

Será nesta quinta-feira, 18 de maio, às 18h, no auditório da Reitoria, a solenidade de entrega do título de Professor Emérito da UFMG para Tomaz Aroldo da Mota Santos, considerando seu destaque na trajetória acadêmica. A cerimônia solene de entrega do título será transmitida ao vivo, pela internet.

Saiba mais sobre o Professor

Tomaz Aroldo da Mota Santos.

Nascido em 1944, no distrito de Itapeipu, no município de Jacobina, na Bahia, fez a graduação em Farmácia-Bioquímica e doutorado em Bioquímica e Imunologia na UFMG. O pós-doutorado, em Imunologia, cursou no Instituto Pasteur, em Paris. Dedicou sua carreira acadêmica ao estudo da dinâmica reprodutiva e da erradicação do Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose, uma doença que aflige principalmente os pobres.

Iniciou no magistério superior, nos anos 70, quando deu aulas de bioquímica e biofísica, ainda na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em São Paulo.
De 1994 a 1998 foi reitor da UFMG. Também foi pró-reitor de extensão. Presidiu a Andifes, Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Entre 1975 e 2014 - quando se aposentou -, foi professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, onde foi chefe de departamento e diretor da Unidade, por dois mandatos.

Aos 71 anos de idade, em fevereiro de 2015, depois de 40 anos como professor da UFMG, assumiu o cargo de Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, a UNILAB. Sediada no Ceará, esta instituição de ensino superior pública federal tem como principal objetivo promover atividades de cooperação internacional com os países da África e formar recursos humanos capacitados a contribuírem para a integração do Brasil e demais membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Pensa que acabou?

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo