Economize email mktIniciativa atende a determinações do governo federal e segue com o Projeto Oásis, que reúne ações no campo da eficiência energética

No final de agosto, o governo federal baixou decreto (10.770) recomendando medidas de contenção de consumo e a criação de uma comissão interna em cada um dos órgãos da União para assessorar seus dirigentes na empreitada.

O documento estabelece que a economia de energia elétrica seja feita, a princípio, "nos meses de setembro de 2021 a abril de 2022, em percentuais de 10% a 20% em relação à média do consumo do mesmo mês em 2018 e 2019”.

Na UFMG, o projeto permanente Oásis, será potencializado pela recomendação do governo, no sentido de melhorar sua eficiência energética, a partir de iniciativas de curto a médio prazo desempenhadas pela comunidade acadêmica para a redução mais urgente do consumo de eletricidade nos campi.

A mais recente iniciativa da Universidade para mitigar a crise hídrico-energética que atinge o país, foi estabelecer, em 1º de setembro, a Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice). A Cice vai atuar com o apoio de representantes das unidades acadêmicas e administrativas no assessoramento da Administração Central na adoção e monitoramento de medidas para redução do consumo de energia elétrica no âmbito da Universidade.

A comissão trabalha com a expectativa de que o prazo da exigência de economia se estenda para além dos oito meses mencionados no decreto e de que as mudanças de gestão e de hábitos venham para ficar. Na crise de 2000-2001 a UFMG manteve as conquistas do esforço da comunidade. "Esperamos que haja nova mudança de paradigma e que as baixas no consumo sejam duradouras”, afirma o engenheiro eletricista Felipe Coura, presidente da Cice, chefe da Divisão de Eficiência Energética do Departamento de Gestão Ambiental (DGA), vinculado à Pró-reitoria de Administração da UFMG.