vecteezy close up businessman using his mobile phone or tablet outdoor isolated on white background 2928543Conexão.Lab realiza mesa-redonda online em parceria com CTIT, como estratégia para promover empreendedorismo na Universidade

No dia 30 de setembro de 2021, às 17h, com inscrição gratuita e aberta a todos os interessados, a Gerência de Projetos e Negócios (GerPro) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG realiza mesa-redonda online, em parceria com a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT da Universidade.

Transmitido pelo Youtube.com/canalicbufmg, o objetivo é tirar dúvidas da comunidade acadêmica sobre aspectos técnicos, legais e gerais relacionados à proteção intelectual, ou patentes, como parte do processo de pesquisa científica.

O evento integra o Conexão.Lab, programação que tem o objetivo de desenvolver a cultura empreendedora e fortalecer uma política de incentivo ao aumento da prestação de serviços e parcerias com iniciativas privadas como estratégia de incentivo para que a pesquisa desenvolvida no ICB UFMG chegue mais rapidamente à sociedade. Milena Rosado, coordenadora do Conexão.Lab e da GerPro esclarece que o tema das patentes foi uma das dúvidas mais frequentes dos participantes na live sobre Empreendedorismo (Veja notícia anterior).

COMO FAZER?

“A ideia é mostrar o caminho institucional que o pesquisador deve percorrer, desde quando inicia sua pesquisa até o registro da patente, incluindo os custos e os documentos envolvidos”, sintetiza a gerente. Participam da mesa redonda, as técnicas da CTIT, Bárbara Fernandes Cordeiro, analista de Propriedade Intelectual, doutora em Inovação Biofarmacêutica e bacharel em Ciências Biológicas pela UFMG; e Letícia Vial, advogada de Propriedade Intelectual, pela Faculdade de Direito da UFMG, do Setor de Patentes da CTIT.

Elas serão sabatinadas pelo professor e pesquisador Rodolfo Giunchetti, subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular; junto com a aluna de pós-doc Reysla Maria da Silveira Mariano. Ambos também atuam no campo da inovação tecnológica. Dentre os temas abordados, tipos de propriedade intelectual, critérios de patenteabilidade de uma tecnologia, e importância da CTIT no acompanhamento do depósito da patente até a sua concessão e o auxílio dado para levar as tecnologias da UFMG para a sociedade.

CERTIFICAÇÃO

Além de se inscrever pelo Sympla, no dia do evento os participantes também precisam preencher um formulário de presença e avaliação do evento. O certificado de participação será emitido pelo Centro de Extensão do ICB, que apoia o evento, exclusivamente aos inscritos que preencherem o formulário.

INSCRIÇÕES

Sympla: https://bit.ly/3hwZjwN - Gratuitas e abertas à participação de todos os interessados, enquanto houver vagas (No ato da inscrição haverá um local para deixar dúvidas sobre patentes que poderão ser respondidas no evento)

Post.conexao.lab2

30 de setembro de 2021
Youtube.com/canalicbufmg
Tudo o que você precisa saber sobre patentes, mas nunca teve a quem perguntar
- Abertura: GerPro
- Apresentação: Importância da CTIT e sua atuação dentro e fora da UFMG
- Perguntas e respostas: feitas por professor e pós-doc (dúvidas próprias, enviadas pelos participantes no ato da inscrição ou via chat)

INFORMAÇÕES:

NOTÍCIA RELACIONADA

ICB estreia Conexão.Lab com live de Mariana Bottino sobre empreendedorismo na ciência, patentes e pesquisas (09/08/2021)

Ilustração: Fotos de banco de imagens por Vecteezy (CC). Arte do cartaz: Milena Rosado-ICB UFMG.

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB
Marcus Vinicius dos Santos | jornalista |