Marina BottinoLogo.Conexão.Lab“Aspectos práticos sobre patentes e suas aplicações a partir dos projetos científicos no mercado”, é o tema da palestra on-line realizada pela Gerência de Projetos e Negócios do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (GerPro ICB), que será realizada no dia 23 de agosto 2021, às 19h.

O evento marca a primeira edição de Conexão.Lab, programação cujo objetivo é divulgar a cultura do empreendedorismo na ciência entre os pesquisadores do Instituto e fortalecer uma política de incentivo ao aumento da prestação de serviços e parcerias com iniciativas privadas.

E a primeira convidada é Mariana Bottino, consultora especializada na criação de empresas de base tecnológico-científicas e youtuber. Doutora em Biologia Molecular, pós-doutora em Inovação, Patentes e Transferência de Tecnologia, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bottino é CEO e fundadora do programa de negócios Cientista Empreendedor, presta consultoria a cientistas e auxilia na transição pesquisa-mercado, desde a estruturação de projetos acadêmicos em negócios, até a venda e negociação da tecnologia.

Participam da abertura, a Diretoria do ICB, professores Carlos Rosa e Élida Rabelo e a coordenadora do Centro de Extensão (Cenex), professora Gleide Fernandes de Avelar, além da coordenadora do GerPro, Milena Rosado e seu colaborador, Ricardo Fot.

"É possível estruturar um planejamento estratégico do know-how científico e chegar com mais clareza ao mercado, podendo, pesquisadores e bolsistas, se beneficiarem de parcerias mais estratégicas para seus projetos” - MARIANA BOTTINO

PRODUÇÃO CIENTÍFICA E MERCADO

“A ciência tem papel fundamental para a sociedade”, afirma Mariana Bottino. Segundo ela, as inovações tecnológicas, novos produtos e novas soluções, em geral, são criadas a partir de resultados de pesquisas de ponta.

No entanto, embora o Brasil desponte como um dos países com grande produção científica e as universidades brasileiras apresentem um crescente número de patentes, o número de pesquisas que são transferidas para o mercado ainda é modesto. Da UFMG, Mariana destaca nossa posição privilegiada no Brasil, quarta em numero de pedidos de patentes: 1.130, desde 1992, sendo que 107 delas já foram transferidas para o mercado.

“Tendo como foco a Lei de Inovação (10.973/2004), essa palestra tem como objetivo apresentar que é possível estruturar um planejamento estratégico do know-how científico e chegar com mais clareza ao mercado, podendo, pesquisadores e bolsistas, se beneficiarem de parcerias mais estratégicas para seus projetos”, adianta.

CERTIFICAÇÃO

Além de se inscrever pelo Sympla, no dia do evento os participantes também precisam preencher um formulário de presença e avaliação do evento. O certificado de participação será emitido pelo Centro de Extensão do ICB, que apoia o evento, exclusivamente aos inscritos que preencherem o formulário.

INSCRIÇÕES - pelo Sympla, são gratuitas e abertas à participação de todos os interessados, enquanto houver vagas. Com duração de aproximadamente 90 minutos, a transmissão pelo youtube.com/canalICBUFMG. Após a apresentação, a convidada responde a perguntas feitas pelo público.

Conxao.Lab.Mariana.BottinoConexão.Lab ICB UFMG
23 de agosto de 2012, às 19 horas
Convidada: Mariana Bottino – Consultora de empresas de base tecnológico-científicas e youtuber
19h10 - Exposição da palestrante