Post.genero.ciencia.2021.ICBUFMGTransformações na ciência e na educação exigem que questões de gênero sejam reconhecidas como uma realidade da sociedade. Haverá sorteios e emissão de certificado.

A abertura das aulas da graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG será marcada por um debate sobre "Diversidade de Gênero e Ciência": no dia 27 de maio, às 14 horas, pelo Youtube.com/CanalICBUFMG.

Participam, cinco convidados que apresentarão perspectivas científicas, pedagógicas, genéticas, estudantis e políticas de formas a elevar o nível de informação de homens e mulheres, independentemente de sua identificação de gênero.

DUDAVEREADORA.webAfinal, nos últimos tempos a vivência da sexualidade deixou de ser um comportamento exclusivamente da esfera privada e, ao lado de uma série de transformações sociais, as questões de gênero, na Universidade, deixaram de ser um objeto de pesquisa apenas e já se consolidaram como realidade que compõe a diversidade da sociedade e, consequentemente, da ciência e da educação profissional, em especial a formação de professores.

A primeira apresentação, “Diversidade e Ciência: uma mulher trans na política de Belo Horizonte”, será a da professora Duda Salabert (foto), primeira transexual eleita vereadora na capital mineira, com mais de 37.000 votos, segundo o TSE. Esta foi a maior votação da história das eleições municipais. Ambientalista, Salabert se apresenta ainda como mãe, vegana e idealizadora da Transvest, ONG que oferece suporte social às travestis e transexuais de Belo Horizonte.

“Infelizmente a confusão entre sexo genético/biológico e gênero ainda é muito grande”, alerta outro convidado, o biólogo Daniel Santana. Mestre e doutor na área de genética, ele também atua como divulgador em seu perfil Instagram “Ciência Fora do Armário”, onde os caracteres comuns entre os indivíduos sob aspectos de genética, bioinformática e diversidade na ciência.

Em “Meu gênero é culpa da genética?”, Daniel vai mostrar como o ensino dessa disciplina acaba reforçando a visão de gênero baseada na biologia e reafirma impressões que contribuem para a rejeição da transexualidade, ou a transfobia. Ele também vai falar sobre determinismo genético/biológico, diferença entre sexo biológico e gênero e da visão que a medicina tem dessa diferenciação.

O filósofo Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, mestre, doutor e pós-doutor em Educação vai falar de sua experiência sobre juventude, gênero, diversidade sexual e escolarização. Nogueira, que também é professor da Faculdade de Educação da UFMG, integra o Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero/GEERGE e desenvolve trabalho de inserção de pessoas trans na UFMG.

"Diversidade em biologia na BNCC, o que ficou faltando?" é o título da apresentação de Lia Martins, estudante do curso de Ciências Biológicas da UFMG. Ela promete mostrar que a conversa sobre diversidade precisa ter seu espaço na educação, uma vez que está consonante com as pesquisas em biologia e com os avanços da Sociedade. Lia vai destacar alguns aspectos da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e mostrar como eles se relacionam em Ciências da Natureza com as pesquisas dos outros convidados.

Encerrando as apresentações, a servidora técnica-administrativa Maria de Lourdes Melo, do setor de Escuta Acadêmica do ICB (EAi), vai ensinar como o setor trabalha e quando e como os estudantes do Instituto podem procurar por atendimento. Segundo Maria de Lourdes, os estudantes que a buscarem apoio nesse espaço serão recebidos com respeito, diálogo e sigilo; acolhimento incondicional, assim como total justiça aos seus direitos e promoção da sua autonomia pessoal. Outras esferas da UFMG e de outras entidades contribuem nesse trabalho, compondo uma verdadeira rede de apoio.

Participam da abertura do encontro o coordenador do Centro de Graduação e a vice-diretora do ICB, organizadores do evento. Será emitido Certificado de participação.

Aula Magna da Graduação do ICB UFMG 2021
"Diversidade de Gênero e Ciência"
Dia 27 de maio, às 14 horas
Convidados:
Vereadora Duda Salabert
Prof. Paulo Henrique de Queiroz Nogueira - Genética
Doutor Daniel Santana de Carvalho - Educação
Estudante Lia Martins - Ciências Biológicas
TAE Maria de Lourdes de Brito Melo - scuta Acadêmica EAi
Haverá sorteios e emissão de diplomas
www.youtube.com/canalicbufmg

Fotos: Duda Salabert / Lucas Ávila; Demais fotos / Arquivo Pessoal. Arte: Anderson Rodrigues - Comunicação ICB UFMG.

Atualizada em 24/5/2021, ás 10h50