Menu

gustavo.menezes.by.foca.lisboaO professor Gustavo Menezes (foto), do departamento de Morfologia do ICB, foi entrevistado pelo jornalista Sandeep Ravindran para a revista cientifica Nature, sobre como "fazer ciência com pouco". Ou, como declara o título, numa tradução livre: "Como o "faça você mesmo" as suas tecnologias está democratizando a ciência".

Criatividade e determinação são palavras que talvez estivessem na resposta curta a este desafio. Mas a revista mais conceituada do mundo destaca o trabalho de alguns cientistas de diferentes países e mostra em detalhes até onde vai a determinação de quem se desponta no ramo embora enfrente desafios para desenvolver ciência sem o devido financiamento.

No caso do professor brasileiro a notícia conta que ele usava um microscópio confocal de 1 milhão de dolares em seu intercâmbio no Canadá, mas não havia possibilidade de adquirir um igual para poder continuar seu trabalho no Centro de Biologia Gastrointestinal do ICB, ao retornar ao Brasil.

Mas eis que eleencontrou a solução: com criatividade, conhecimento e parcerias Menezes conseguiu modificar um outro modelo mais acessível para a mesma função, gastando menos de 10 mil dolares.

reprodução.Nature.Gustavo.MenezesREPRODUÇÃO DA PÁGINA DA NATURE.20.11.2020O texto, em inglês, que também mostra a importância do conceito de publicações de acesso aberto, ou "open science", reporta ainda que "Menezes compartilhou seu projeto de baixo custo com laboratórios de todo o Brasil, inclusive em algumas das partes mais pobres do país". Alguns dos professores que desenvolveram seu projeto nunca haviam usado um microscópio confocal antes, afirmou o professor à Nature. “Essas tecnologias devem estar disponíveis para cada pessoa que deseja fazer pesquisa”, alertou o brasileiro.

 

LEIA A ENTREVISTA

How DIY technologies are democratizing science
Open science and 3D printing are making it easier than ever for researchers to embrace do-it-yourself lab tools
Sandeep Ravindran, Nature, 17/11/2020

 

SAIBA MAIS SOBRE O CENTRO DE BIOLOGIA GASTROINTESTINAL DO ICB

Laboratório do ICB inaugura microscópio confocal de última geração  (15/05/ 2017)

 

.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo