Angiotensina (1-7) no tratamento de pacientes da covid-19: ATCO, é o nome do projeto de pesquisa que pretende testar uma substãncia desenvolvida por pesquisadores da UFMG, originalmente para tratar a hipertensão arterial em pacientes que apresentem quadros graves da covid-19. O projeto foi contemplado pela Chamada 01/2020 - Programa emergencial de apoio a ações de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, lançada pela Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, em maio de 2020.

Segundo Robson Augusto Souza dos Santos, professor aposentando do departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e coordenador do Laboratório de Hipertensão, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nano-Biofarmacêutica (N-Biofar), a substância tem propriedades anti-inflamatórias e anti-hipertensivas.

A proposta é produzir em laboratório uma cópia da angiotensina 1-7, hormônio produzido pelo corpo humano com efeito protetor. O hormônio também atua na prevenção de arritmias e tromboses. “No organismo, é produzida a partir de uma enzima, conhecida por ECA2 (enzima conversora de angiotensina 2). E é a partir desse ponto que pesquisadores brasileiros e belgas irão investigar como a história dessa substância se cruza com o novo coronavírus”, conta o coordenador.

POSSÍVEL TRATAMENTO

Robson Santos explica que a ECA2 está no centro da covid-19, uma vez que atua como receptora do vírus nas células do nosso organismo, incluindo as células dos pulmões. Ou seja, para que novo vírus penetre nas células pulmonares e se replique, é necessário a presença da ECA2. Após entrar na célula o vírus causa um processo inflamatório e debilita o sistema respiratório.

Além das células pulmonares, a ECA2 também compõe as células dos neurônios e do sistema imunológico e, por isso, os sintomas da doença vão muito além do que conhecemos por uma gripe. “Hoje temos a hipótese de que a covid-19 seja uma doença mais vascular do que pulmonar, embora a porta de entrada sejam as vias respiratórias”, explica Santos, para quem o coronavírus sequestra a ECA2 e com isso ela não consegue exercer sua função protetora.

“O tratamento experimental busca, assim, compensar esse desequilíbrio repondo o hormônio".

“Se os testes confirmarem a hipótese inicial, a angiotensina 1-7 poderá ser utilizada nos hospitais em caráter experimental, como recurso adicional de tratamento para a covid-19”, ressalta o pesquisador.

PASSO-A-PASSO

A primeira fase do estudo clínico para testar a eficácia do remédio acontecerá em Belo Horizonte, no Hospital Mater Dei e na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). O estudo verificará cerca de 60 pacientes voluntários, maiores de 18 anos, internados com insuficiência respiratória, com necessidade de ventilação mecânica e com previsão de estadia na UTI por mais de 48 horas.

Segundo Robson Santos, os voluntários receberão o medicamento via endovenosa por sete dias. “Metade receberá a substância ativa e outra um placebo”, explica. Como o remédio é feito a partir de uma substância produzida pelo organismo humano, a expectativa é que não ocorra efeitos colaterais. “Além disso, nenhum outro tratamento, que já esteja sendo utilizado será interrompido”, destaca o pesquisador.

Se os resultados forem satisfatórios em diminuir a gravidade dos sintomas e em reduzir o tempo de ventilação mecânica e permanência na UTI, haverá uma nova fase de testes. “Além disso, no segundo semestre deste ano, outro protocolo deverá ser realizado com a mesma substância por via oral, mas com foco em pacientes com sintomas leves”, adianta.

Santos destaca, ainda, que a eficácia da angiotensina 1-7 já está muito bem documentada. Segundo o médico, um estudo clínico, realizado entre 2009 e 2011, por pesquisadores da UFMG já demonstrou a aplicabilidade dessa substancia no controle de quadros de pré-eclâmpsia, a chamada pressão alta na gravidez. “Além disso, o medicamento também já foi testado em pacientes com câncer, em pesquisas internacionais”, conta o pesquisador.

(Com Assessoria de Comunicação Social da Fapemig, Tuany Alves)