Evita DengueEstão abertas inscrições para seleção de bolsistas do Projeto Evita Dengue, que adota a educação e o acompanhamento de jovens em idade escolar como estratégia para reduzir o número de casos de dengue no Brasil.

Podem se candidatar à bolsa mensal de R$ 1.900 estudantes dos cursos de Biologia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Pedagogia e Artes, tanto da UFMG quanto das demais escolas de nível superior locais, de graduação - a partir do 4º período -, e de pós-graduação. A carga horária é de 20 horas semanais dentro das escolas, além de reuniões com a coordenação nas tardes de sexta-feira.

Resultado de articulação com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue (INCT Dengue), sediado no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, em colaboração internacional com as universidades de Emory, Florida e Yale, o projeto quer promover a conscientização e gerar atitudes de maior cuidado e responsabilidade individual e coletiva, inclusive em relação a outras doenças.

Segundo Adla Betsaida, da equipe de coordenação do Evita Dengue, professora do Departamento de Métodos de Ensino e Pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG, no caso dos estudantes de pós-graduação será avaliado se eles terão disponibilidade de participar durante os três anos e meio do projeto. “A evasão de participantes prejudicaria os trabalhos”, esclarece.

"Idealmente, buscamos pessoas que tenham disponibilidade para se envolver nesse projeto até o final de 2023”, reforça o professor Mauro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB e coordenador do INCT Dengue, centro de pesquisa multicêntrico nacional. Destacando que serão desenvolvidos projetos sustentáveis de pesquisa e de educação não-formal adequados às realidades e necessidades dos vários públicos nas escolas.

A seleção começa logo no ato da inscrição. Todas as etapas são eliminatórias e cada perfil, aprovado ou não, receberá um retorno da equipe de avaliadores.

INSCRIÇÕES: Na webpage do Projeto Evita Dengue: http://selecao.evitadengue.com.br

QUEM PODE PARTICIPAR

ESTUDANTES:

- Graduandos a partir 4º período de Biologia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Pedagogia e Artes

- Pós-graduandos dos mesmos cursos/áreas

DESEJADO EXPERIÊNCIA EM - Projetos Sociais e em Projetos de pesquisa/extensão nas áreas de saúde e educacionais (Anexar de comprovante digital)

Seleção de bolsistas: Projeto Evita Dengue

Duração: 3 anos e 1/2

Valor da Bolsa: R$ 1.900,00

Tempo de Dedicação: 20 h/semanais

Turno: manhã ou tarde (2ª a 5ª feira), e toda 6ª feira reunião com a coordenação no turno da tarde.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Profª. Adla Betsaida -  <>