Menu

mulheres que inspiramPromovido pela L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências, o Programa “Para Mulheres na Ciência” premiou a professora Aline Miranda, na Categorias Ciências da Vida. Além dela foram agraciadas também outras seis pesquisadoras, em diferentes áreas de atuação e universidades que vão do norte ao sul do país.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por renomados profissionais das áreas científicas com a proposta de favorecer o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro e incentivar a entrada de jovens mulheres no universo científico impulsionando seus estudos. Para tanto, cada pesquisadora recebe bolsa-auxílio de 50 mil reais.

Aline Miranda é fisioterapeuta e professora do departamento de Morfologia do ICB, onde desenvolve pesquisa sobre as consequências do traumatismo cranioencefálico. Ela avalia que o traumatismo craniano ainda seja negligenciado no Brasil, mas que essa premiação poderá contribuir para expandir tanto o conhecimento científico quanto para a conscientização da população sobre os efeitos mais graves do traumatismo e dar mais visibilidade para o tema.

Entre os avanços já observados em sua pesquisa está a demonstração de que pacientes com traumatismos podem apresentar alterações de memória após 24 horas do acidente e que em médio prazo também podem apresentar perfil de impulsividade.

Sobre ser mulher e fazer ciência, ela entende que o prêmio pode ajudar a superar o preconceito que existe e declara a intenção de fazer com que seu trabalho possa influenciar a revisão de políticas de saúde, "aumentando o período de acompanhamento dos pacientes com trauma”, afirma Aline Miranda, para quem o trabalho do cientista "é uma forma de que nos importamos com as pessoas".

premio LOreal.2019 3VENCEDORAS DO L’ORÉAL-UNESCO-ABC “PARA MULHERES NA CIÊNCIA” 2019

premio LOreal.2019 4CIÊNCIAS DA VIDA:
Aline Miranda (UFMG)

Adriana Folador (UFPA)
Josiane Budni (Uesc)
Patrícia de Medeiros (Ufal)

QUÍMICA:
Taícia Fill (Unicamp)

MATEMÁTICA:
Jaqueline Mesquita (UnB)

FÍSICA:
Marina Trevisan (UFRGS)

Assista vídeo com a pesquisadora:

https://twitter.com/i/status/1171820469177192449

https://www.facebook.com/watch/?v=348652019374887

 

Saiba mais sobre o programa:

Facebook:  www.facebook.com.br/paramulheresnaciencia
Twitter: @mulhernaciencia
Site oficial: www.paramulheresnaciencia.com.br

 

(Com fotos e informações do site "Para Mulheres na CIência")

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo