Menu

TV concurso de fotografia

Nesta terça-feira, 15 de outubro, o ICB vai se transformar com a movimentação de escolares, população e a própria comunidade interna que aceitar o convite para participar da Mostra ICB 2019. As atividades vão acontecer durante todo o dia, no andar térreo e no auditório Cerrado (nº 3).

O "Concurso de Fotografia - ICB, nossa casa: sob o olhar da ciência” vai dar prêmios em duas categorias: "Imagens produzidas por câmeras fotográficas” e “Imagens produzidas por instrumentos especiais”. As fotografias ficarão expostas no hall do ICB até o encerramento do concurso. Os visitantes da mostra vão poder votar, de 8 às 15h, em cédula física que poderá ser retirada no local da exposição.

site icb science slamO "Science Slam" será uma competição performática na qual os cientistas apresentam – ao vivo – suas pesquisas de forma irreverente. Com duranção máxima de 8 minutos, vai ter teatrinho, música, dança e outras formas divertidas e interativas de apresentar ao público não especialistas o assunto de sua pesquisa. O público presente ajuda a comissão de jurados a escolher o vencedor.

Já o "Concurso de Pitch" vai apresentar uma série de pequienos vídeos, com até 3 minutos, também sobre as várias pesquisas de mestrado e doutorado do ICB. Uma TV vai exibir os vídeos na portaria e os visitantes também vão ter a oportunidade de votar na escolha do melhor vídeo.

As premiações dos concursos acontecerão no mesmo dia, durante o encerramento da Mostra, às 17 horas. Haverá sorteio de brindes para as pessoas presentes, inclusive camisa do evento.

Além disso vai ter bate-papo sobre um monte de assunto "cabeça", diretamente com o pesquisador, e de uma forma clara, num vocabulário ao alcance de todos, e com direito a fazer perguntas, no Café com Ciência e no Drops of Science.

BRUMADINHO E MUITO MAIS

O “Café com Ciência” vai fazer uma reflexão sobre as tragédias de Mariana e Brumadinho à luz de pesquisas realizadas por três professores da UFMG. Durante 60 minutos, cada um vai falar 15 minutos, seguido de um breve debate com a platéia. Sob o título “Nossas (m)inas Gerais: nosso olhar sobre as tragédias ambientais de Brumadinho e Mariana”, o professor Roberto Galery, da Escola de Engenharia da UFMG, falará sobre o (re)aproveitamento de rejeitos de minérios na perspectiva da bioeconomia e sustentabilidade ambiental. Jandira Maciel da Silva, professora da Faculdade de Medicina da UFMG falará dos impactos sociais, psíquicos e físicos na saúde humana em decorrência do rompimento das barragens de minério. Já Adriano Pereira Paglia, professor do departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB, abordará os impactos sobre o meio ambiente em decorrência do rompimento das barragens de minério.

No Drops of Science o professor Bruno Souza vai contar "causos" acumulados no trabalho dele como neurocientista e mostrar um pouco dessa área, assim como a professora Sílvia Guatimosim vai ensinar um pouco sobre os "cardiomiócitos", de um jeito que você nunca ouviu até agora.

Pra quem gosta de aprender e entende a importância da ciência no seu dia-a-dia, está imperdível esta Mostra ICB 2019. Uma curiosidade é que o evento mudou de nome agora, em sua 6ª edição. Antes era Encontro de Ciência, Ensino e Cultura do ICB.

MOVEMENTE

No dia 16 de outubro, quarta-feira, das 8h às 12h, os estudantes de Ciências Biológicas da UFMG vão conversar com os usuários de ônibus e metrô na Estação MOVE São Gabriel (Av. Cristiano Machado. Vila Suzana. BH).

 

Veja a programação completa:

 

ATUALIZADA  PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA ICB 2019

DIA 15 DE OUTUBRO (Terça-Feira)

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

8h30 às 10h

NOVO  Recepção das Escolas

Estudantes de Ciências Biológicas vão conversar sobre parte do conhecimento produzido no ICB com os estudantes e professores das escolas de ensino médio inscritas

Sala da Congregação

(Andar térreo, bloco F1)

8h às 18h

Mostra de Pitchs (apresentação de pequenos vídeos numa TV instalada no local)

Exposição de Fotografias

Entrada do ICB

10h às 11h

NOVO  Visita de estudantes do ensino médio inscritos na Mostra ICB ao Museu de Ciências Morfológicas

Museu de Ciências Morfológicas do ICB

11h às 12h

NOVO  Bate-papo

Plantas alimentícias não convencionais (PANC) - impulso de uma nova economia

Hall do ICB, próximo ao Anfiteatro Cerrado (3) e o Jardim H2O

13h às 14h

Café com Ciência

Tema: “Nossas (M)inas Gerais: as tragédias ambientais em Brumadinho e Mariana”
Convidados: Roberto Galery (Engenharia), Jandira Maciela (Medicina) e Adriano Paglia (ICB)

Anfiteatro Cerrado (3)

14h às 16h

Drops of Science

Science Slam

Anfiteatro Cerrado (3)

16h às 16h20

Premiação

Anfiteatro Cerrado (3)
16h às 17hConcerto Musical
Grupo de Violoncelos da UFMG (Popular e erudita)

Escadaria próxima ao restaurante do ICB

DIA 16 DE OUTUBRO (Quarta Feira)

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

8h às 12h

MOVEmente

Intervenções públicas de informação sobre aspectos que relacionam Biologia e saúde

Estação MOVE São Gabriel

Av. Cristiano Machado. Vila Suzana. Região Nordeste de Belo Horizonte. MG

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo