DSC 5922Dois programas de extensão, ambos no campo da saúde, foram selecionados entre os 20 trabalhos apresentados para representar o ICB na XXII Semana de Extensão da UFMG: Epilepsia entra em Cena e Circuito da Vida, apresentados nesta segunda-feira e terça-feira, 7 e 8 de outubro.

Segundo a sub-coordenadora do Centro de Extensão do Instituto, Micena Miranda Alves e Silva, os trabalhos cobriram o campo das ciências biológicas desde as áreas ambientais às áreas da saúde. Ela explica que esse processo tem o objetivo de motivar e dar segurança aos alunos para a participação em congressos e encontros acadêmicos, além de criar oportunidade para que a comunidade conheça os trabalhos desenvolvidos no ICB e em toda a UFMG e, desta forma incentivar outros alunos a participarem de projetos acadêmicos.

Em “Epilepsia entra em Cena”, o estudante de Medicina Gustavo Domingos Melo Pinto apresentou o trabalho de conscientização sobre a doença, desenvolvido pelo grupo AGERE UFMG, coordenado pela professora Juliana Carvalho Tavares, do departamento de Morfologia. A epilepsia é um distúrbio crônico que afeta o sistema nervoso central e acomete na sua forma ativa entre 1% e 2% da população. “Devido à desinformação e ao preconceito que ainda são muito fortes na sociedade, existem relatos de adultos que se recusam a assumir ter essa doença e crianças que sentem vergonha de voltar à sala de aula após uma crise epilética, temendo a reação dos colegas”, declarou o estudante, mostrando a importância de seu trabalho no sentido de tentar reduzir ou reverter a exclusão devido à representação estereotipada e estigmatizante da epilepsia no imaginário social. Dentre as várias ações de comunicação ele comemorou um aumento significativo no número de seguidores da página do seu grupo no Instagram (@laepilepsia).

"Circuito Dia da Vida", foi apresentado pela estudante Késia Valeska Alves Sena, sob orientação da professor Gerluza Aparecida Borges da Silva, e apresentou resultados de um projeto que tem como base a disciplina “A embriologia no contexto social”  o projeto usa de estratégias didáticas lúdicas e interdisciplinares para a conscientização dos riscos da precocidade sexual entre adolescentes, e a importância da autoestima e da valorização da vida. Para isso se vale de atividades práticas imersivas, com desenvolvimento de métodos e estratégias didático pedagógicas atípicas (como jogos, teatro brincadeiras, dinâmicas e oficinas) para o ensino e ações educativas voltadas para alunos pré-adolescentes do ensino fundamental, abordagem dos temas sobre sexualidade, problematizando como educar as crianças, como ajudar os pais, como formar profissionais para trabalhar neste contexto, entre outros. "Na comunidade, podemos ver por meio dos próprios depoimentos dos alunos, sua experiência positiva com o projeto, seu aprendizado e sua relevância, acima de tudo, nosso maior resultado, foi o número reduzido de gravidez entre os alunos desde que o projeto se iniciou", afirma a equipe.

Ambos os trabalhos serão apresentados no CAD 1, no dia 16 de outubro, às 14h, e vão concorrer com os demais selecionados da UFMG pelo título de melhor trabalho de extensão da Universidade.

SERVIÇO

Trabalhos do ICB, selecionados no XXII Encontro da Extensão - Semana do Conhecimento da UFMG em 2019.

3485 – Epilepsia entra em cena: Crupo de Ações Educativas relacionadas à Epilepsia – Autor: Gustavo Domingos Melo Pinto - Orientadora: Profa. Juliana Carvalho Torres.

3425 - Circuito Dia da Vida: Projeto acadêmico como ferramenta de ação e transformação social - Autora: Kesia Valeska Alves Sena. Orientadora: Profa. Gerluza Aparecida Borges Silva.

PRÓXIMA APRSENTAÇÃO:

Dia: 16 de outubro, quarta-feira
Horário: a partir de 14h

Apresentação por Slides, podendo usar outros recursos.