UFMG Talks

A fachada do Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, Zona Sul de Belo Horizonte, anunciava mais uma iniciativa da Universidade para colocar a ciência na rua. Na noite da última segunda-feira, 10, cerca de 220 pessoas participaram da première do UFMG Talks. O evento foi realizado no auditório principal do Centro Cultural Banco do Brasil (o teatro tem capacidade para 267 pessoas), que, assim como o Espaço do Conhecimento UFMG, integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

A primeira edição, realizada na noite de segunda-feira, 10, reuniu a professora Sandra Regina Goulart Almeida, da Faculdade de Letras e atual reitora da UFMG, e o professor Sergio Danilo Pena, do Instituto de Ciências Biológicas. Sob as perspectivas da literatura e da genética, eles abordaram o tema Quem somos nós, os brasileiros? O registro em vídeo da primeira edição foi publicado quarta-feira, 12, no canal da TV UFMG na internet e no site da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) da Universidade.

Para a reitora Sandra Goulart Almeida, é preciso que a Universidade faça um esforço para levar ao conhecimento do grande público os projetos, as discussões e os resultados de pesquisas realizadas no ambiente acadêmico. “A ciência é parte de nossa vida, de nosso dia a dia. É importante que partilhemos com a sociedade o que se faz dentro do ambiente acadêmico”.

A dirigente também reiterou a importância da ciência para o desenvolvimento do Brasil. “É por meio da ciência, por meio do desenvolvimento tecnológico, que conseguiremos promover, com igualdade, o crescimento econômico de nosso país. E, no Brasil, 95% das pesquisas são realizadas por instituições públicas de ensino superior, como a UFMG”, esclareceu ela durante a abertura do evento.

Confira o evento e a participação do professor Sérgio Pena no vídeo abaixo:

(Notícia e Imagem adaptadas da Central de Notícias UFMG)