Darwin Day Pixabay

A partir do dia 22 de abril vão estar abertas as inscrições para a sexta edição do Darwin Day no site do evento. A celebração internacional, que vem sendo realizada desde 2009 no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, tem o objetivo de promover a reflexão sobre temas fronteiriços entre a Genética, Zoologia e Ecologia e divulgar as descobertas de Charles Darwin, como ponto norteador.

Organizada pelo Centro de Coleções Taxonômicas, gratuito e dirigido principalmente a professores dos vários níveis, estudantes universitários e pesquisadores da área, o evento acontece no dia 17 de maio, a partir das 8 horas, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas Ciências Naturais (CAD1, saiba como chegar) ,no campus Pampulha da UFMG.

Estão previstas palestras sobre biologia evolutiva do desenvolvimento, neurobiologia evolutiva, fungos em ambientes extremos, aspectos do mecanismo de manipulação do RNA (splicing), origem e evolução das plantas, extinções e evolução, além de uma roda de conversas sobre o tema evolução biológica tanto na ciência quanto no ensino (veja a programação abaixo). Como pré-evento, no dia 16 de maio serão lançados dois livros relacionados a teoria da evolução.

Comparando o trabalho de Darwin, na Biologia, com o de Newton, na física, o professor Fabrício Rodrigues dos Santos, um dos organizadores do evento, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução, afirma que as descobertas de Charles Darwin são base para vários aspectos da Biologia. Ele lembra que o Darwin Day começou organizado pelo professor Sérgio Pena e que nos anos seguintes passou a ser totalmente produzido pelos estudantes da pós-graduação.

Breve histórico

Mundialmente, essa data é comemorada em 12 de fevereiro, dia de aniversário de Charles Darwin. Este ano marca as comemorações 210 anos do nascimento de Darwin e os 160 anos de publicação da Teoria da Evolução.

Eventos celebrando o cientista tem ocorrido desde a sua morte, mas alguns mais recentes foram os que consolidaram a tradição: nos Estados Unidos, em 1990, Amanda Chemsworth e Robert Stephens começaram esforços para estabelecer a comemoração, com a Humanist Community de Palo Alto, Califórnia tendo adotado a ideia e realizado a comemoração anualmente desde então. Foi oficialmente reconhecido pelos Estados Unidos em 2015, com Jim Davis, do governo americano, mencionando que Darwin e seu dia são “símbolos merecedores de atenção. Uma celebração global da ciência e da humanidade.”

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: https://labs.icb.ufmg.br/lbem/darwinday