Menu

Saccharomyces

Uma pesquisa experimental do ICB está buscando estabelecer um novo tratamento contra a giardíase (causada por Giardia lamblia), uma das infecções por protozoário mais comuns em humanos. O estudo testou em roedores infectados o uso de um probiótico, o Saccharomyces boulardii, muito usado no tratamento de alguns tipos de diarreia e na restauração da microbiota intestinal.

Os roedores foram separados em grupos de animais tratados e não tratados com metronidazol, o medicamento mais usado atualmente contra a infecção. Segundo Mayana Rodrigues, autora da pesquisa, a ideia é estabelecer um tratamento com menos efeitos negativos aos pacientes, como danos ao fígado e ao intestino, por exemplo, buscando uma redução de parasitas maior do que no tratamento convencional.

Segundo o estudo, adicionar o Saccharomyces boulardii ao tratamento gerou resultados semelhantes aos alcançados pelo tratamento atual. Além disso, o probiótico já é comercializado, então, ele já foi testado e sua segurança em humanos já está comprovada, o que facilitaria seu uso como medicamento.

Mayana Rodrigues, afirma que um desdobramento da pesquisa já vai começar. “O próximo teste que faremos será um teste in vitro (tubos de ensaio) com culturas do probiótico e de Giardia lamblia para ver os efeitos diretos do Saccharomyces boulardii sob a giardíase, além dos impactos sobre a resposta imunológica no intestino dos animais. Apenas depois disso testes em humanos serão realizados.”

Considerando os promissores resultados atuais, Mayana aguarda a próxima rodada de testes, esperando obter informações que comprovem suas atuais expectativas sobre a efetividade do novo tratamento.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Mestre e Doutoranda Mayana Rodrigues

Fixo 34092861 (Laboratório de Amebíase e Protozoários intestinais)

E-mail 



 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo