E book reúne histórias de pesquisadoras brasileiras

Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado no dia 11 de fevereiro, o projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), lançou o e-book Mulher faz Ciência: dez cientistas, muitas histórias.

Com o objetivo de inspirar meninas e mulheres que tenham o desejo de seguir a carreira científica, a publicação reúne depoimentos de dez pesquisadoras com diferentes perfis e de vários estados brasileiros.

Entre as cientistas retratadas estão a professora Rafaela Salgado, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, premiada como talento promissor internacional por suas pesquisas sobre novos medicamentos para doenças negligenciadas pela indústria farmacêutica, e a estudante Ingrid Spangler, de Ciência da Computação da UFMG, finalista de uma competição de hacking, modalidade ainda considerada território predominantemente masculino.

“Quando analisamos estatísticas do mundo inteiro, apenas um terço dos cientistas são mulheres. Quando analisamos os cargos mais elevados, só cerca de 10% são ocupados por mulheres. Então, ainda temos um problema, sim, de desigualdade”, observa Rafaela Salgado. Ouça o depoimento:

Na obra, também estão cientistas pioneiras como a astrônoma da Nasa Rosaly Lopes, recordista mundial na descoberta de vulcões, e as físicas Márcia Barbosa, da Academia Brasileira de Ciências, e Sonia Guimarães, primeira mulher negra a obter o título de doutora em Física no Brasil.

Há também jovens que ganharam projeção nacional e internacional, como a cearense Myllena Crystina da Silva, técnica em meio ambiente que descobriu um novo material para ajudar a conter vazamentos de petróleo.

Completam a lista Fernanda Staniscuaski, bióloga gaúcha, fundadora do projeto Parent in Science, Natália Oliveira, bióloga e pesquisadora da genética forense em Pernambuco, e Priscila Gama, arquiteta mineira, criadora do aplicativo Malalai.

O e-book Mulher faz ciência: dez cientistas, muitas histórias tem produção e redação da jornalista Alessandra Ribeiro, diagramação da publicitária Fatine Oliveira e colaboração do desenvolvedor web William Araújo, responsável pelo website do livro.

Todos são integrantes do projeto de divulgação científica Minas Faz Ciência, vinculado ao Programa de Comunicação Científica e Tecnológica da Fapemig.

O avanço da liderança feminina em pesquisa na UFMG, na última década, foi abordado em reportagem no Portal UFMG.

(Com Assessoria de Comunicação da UFMG)