No dia 25 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Descoberta da Dupla Hélice de DNA, devido aos resultados publicados pelos cientistas Francis Harry Compton Crick e James Dewey Watson.

Em comemoração à data, o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG realizará no dia 25/04, quarta-feira, evento especial que também celebra o cinquentenário do ICB e do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia.

O evento contará com palestra de Sérgio Pena, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, além do concurso de representações criativas da molécula do DNA no saguão do ICB. Ao final, o ICB Cineplex exibirá o filme The Path to the Double Helix: The Discovery of DNA. Confira, logo abaixo, maiores detalhes acerca da programação do evento.

A GRANDE DESCOBERTA

O estudo de Watson e Crick foi publicado no dia 25 de abril de 1953, na revista científica Nature. As descobertas basearam-se na organização e reinterpretação de diversos dados já existentes, como as cristalografias da molécula de DNA realizadas pela cientista britânica Rosalind Franklin e pelos estudos do físico Maurice Wilkins. Confira o artigo publicado em 1953 pelos cientistas.

foto51dna

Imagem tirada por Rosalind Franklin e Raymond Gosling a partir de amostra de DNA, em maio de 1952 (Foto: Reprodução)

Em 1962, Watson, Crick e Wilkins ganharam o Prêmio Nobel de Medicina pelo seu modelo estrutural da molécula. Franklin, embora essencial para a descoberta, já havia falecido na época.

A estrutura do DNA descoberta pelos cientistas foi essencial para a compreensão acerca seu funcionamento, abrindo uma nova porta de conquistas na área científica - como o sequenciamento do genoma humano. O Projeto Genoma foi essencial para a revolução técnica e científica observada na Medicina neste século.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

• 14h às 15h: “Da estrutura do DNA à genômica: 65 anos de descobertas”, palestra com o professor Sérgio Pena, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Ao final, haverá debate com o público. A palestra ocorre no Auditório 3 do ICB - com capacidade total de 350 pessoas - e não precisa de inscrição. É aberta ao público interno e externo e não haverá certificado de presença;
  • 15h: ICB Cineplex - apresentação do filme The Path to the Double Helix: The Discovery of DNA, no Auditório 3 do ICB. Sessão aberta ao público interno e externo, gratuita e com pipoca!

Durante todo o evento, ocorre a exposição Está no DNA: Representações criativas da molécula do DNA, no saguão do ICB. O concurso é para o público interno e externo e terá premiação de R$ 500 ao primeiro colocado, doados pela Fundação Danilo Pena;

COMO SE INSCREVER NO CONCURSO? As inscrições podem ser feitas até o dia 23/04, segunda-feira, na Assessoria de Comunicação do ICB (Bloco J1, sala 173), das 8h às 17h, ou pelo e-mail .

Para se inscrever, é necessário informar:

- Nome do interessado;

- Nome do responsável (caso seja outra pessoa);

- Nome do trabalho com breve apresentação;

- Área física necessária para exposição;

- Materiais necessários para a realização do trabalho;

- Contatos (E-mail e telefone).

Para mais informações: Assessoria de Comunicação do ICB - 3409-3011

O evento é aberto para todos. Participe!

FICHA TÉCNICA DO FILME

Nome: The Race for the Double Helix

Gênero: Drama

Diretor: Mick Jackson

Written by: William Nicholson

Duração: 107 minutos

Sinopse: O filme conta a história da rivalidades entre as duas equipes de cientistas que tentaram descobrir a estrutura do DNA: Francis Crick e James Watson - na Universidade de Cambridge -, e Maurice Wilkins e Rosalind Franklin no King's College London.

CONTATOS PARA A IMPRENSA:

Andréa Mara Macedo (Diretora do ICB) - (31) 3409-2501 |