Terminou de ser instalado, nesta sexta-feira, 15, o mais novo Espaço de Convivência do ICB, situado no 4º andar, no bloco G. Aberto a todas as pessoas da comunidade – servidores, públicos e terceirizados, alunos e visitantes –, o local tem acesso WiFi e pode ser usado para trabalhar no computador, aguardar o início de uma aula, conversar com os amigos ou simplesmente descansar. Também pode tudo isso ao mesmo tempo. O importante é gerar um ambiente mais humanizado, possibilitando uma relação fraterna, respeitosa e de confiança entre trabalhadores e estudantes.

A custo relativamente baixo, R$ 1.500, a direção resolveu aproveitar o espaço físico – onde futuramente será construída a nova Biblioteca do ICB –, com uma instalação que possa promover uma melhor qualidade de vida da comunidade interna, como forma de incentivar a produtividade e a qualidade do trabalho no ICB.

Novo espaço de convivencia no ICB2“As instituições são feitas de pessoas e para as pessoas. Aqui passamos muitas horas do dia, na maioria dos casos por mais de um turno, diariamente”, salienta o professor Carlos Rosa, que está no exercício da Diretoria, lembrando que o Instituto adotou política de valorizar as pessoas e aumentar os espaços de convívio humano.

A ideia foi aprovada. “Os alunos do Profbio, muitos do interior, chegam aqui no ICB, antes das 6 horas da manhã e, até agora, não tinham um lugar confortável para ficar”, destaca o professor Miguel José Lopes, do departamento de Fisiologia e Biofísica. “Ótima ideia. Parabéns pela iniciativa”, declararam as servidoras técnico-administrativas Jacqueline Barbosa e Frankcinéia Aparecida de Assis, do departamento de Bioquímica e Imunologia, do ICB (na foto, ao lado da funcionária Lourdinha, da Conservo, de branco).

Além da pintura das paredes e dos bancos localizados nas áreas próximas aos jardins do ICB, já realizada, está prevista ainda a instalação de espaços semelhantes nas “varandas” próximas às Copas dos diferentes setores da Unidade, tão logo seja possível, considerando os vários outros desafios do Instituto. Na UFMG já existem vários espaços semelhantes, como no ICEX, na Engenharia e na Medicina.

Anfiteatro e videoconferência

Ao lado do Espaço de Convivência, em caráter temporário (até que os investimentos permitam a construção da nova biblioteca do ICB, já projetada), no G4 será construído um anfiteatro, com capacidade para cerca de 60 pessoas, e uma sala de videoconferência, para 20 pessoas. O local será destinado principalmente para atender as demandas dos programas de pós-graduação do Instituto.