Praças, igrejas, museus, centros culturais e auditórios de Belo Horizonte e municípios próximos à capital mineira recebem, durante o mês de setembro, atrações musicais nacionais e internacionais que participam do FIC 2017 (Festival Internacional de Corais, Bandas e Congados).

Entre elas, o ICB marca sua presença com as vozes do Coral Cantáridas, que se apresenta no evento pela terceira vez. Mas, este ano, o grupo se veste em homenagem aos 50 anos do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, onde o Cantáridas mantém suas atividades desde 1991.

foto Cantáridas 2No repertório apresentado pelo Coral estão duas músicas sacras, Jesu! Rex Admirabilis, de Giovanni Pierluigui da Palestrina e Sanctus, de Gabriel Fauré. Além dessas, duas músicas populares serão apresentadas: Maria Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e Vira Virou, de Kleiton Ramil e Kledir Ramil. As músicas foram escolhidas em homenagem a Maria, que é tema do FIC 2017.

O Cantáridas estreou sua participação na programação do FIC 2017 na noite do dia 14, quando se apresentou na Igreja Padre Eustáquio. No dia 21, fará mais uma apresentação na Capela Nossa Senhora da Conceição (no Colégio Arnaldo), às 19h, e, no dia 23, estará em Ouro Preto, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, às 20:30h.

A programação do evento se encerra no dia 24, quando o Parque Municipal Américo Rennê Gianneti será palco de uma grande apresentação, que vai reunir 24 grupos de corais e bandas a partir das 9h. O conjunto, que conta com a participação do Cantáridas, vai interpretar Marias do Mundo, música tema do festival, de autoria de Leonardo Cunha, Murilo Antunes e João Evaristo Silveira Junior.