Menu

student 624x416Prorrogadas até 30 de agosto as inscrições para matrícula nas Disciplinas de Formação Transversal oferecidas pelo Núcleo de Apoio à Pós-graduação (Napg). Além dos alunos de pós-graduação, também podem se inscrever estudantes de graduação da UFMG.

Para o professor Marcos Horácio, coordenador do Napg, esta é uma oportunidade especial para que os alunos do Instituto e de outras unidades da UFMG possam ter contato com disciplinas imprescindíveis para uma formação acadêmica de excelência.

São três disciplinas: Bioética (NAP801 - Terças e quintas, das 14h às 17h), Redação de projetos e trabalhos científicos (BIQ837A), Introdução à divulgação científica (NAP802 - Sextas, de 13h30 às 17h40), Produção de vídeos científicos - Pitchs (NAP800 - Dia a combinar, das 8h às 11h30).

Bioética

Um dos cursos oferecidos, o de Bioética, será dirigido pela coordenadora do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal, professora Mônica Levy Andersen. Bioética é um estudo transdisciplinar que envolve as ciências da vida, filosofia e direito e que se volta para analisar questões morais conflituosas e controversas implicadas na prática das ciências da vida e da saúde, a partir do ponto de vista de um sistema de valores proposto pela ética.

Com aulas previstas para acontecer as terças e quintas, de 14h às 17h, em outubro e início de novembro, a disciplina vai reunir especialistas de diferentes áreas, com o objetivo de apresentar os princípios que norteiam a bioética, os mecanismos de regulamentação legal e de autorregulamentação da atividade de pesquisa, promover a identificação, análise e discussão de temas e situações do dia a dia dos cientistas que suscitam questões éticas.

Dentre os temas que serão abordados estão valores e princípios em pesquisa, tutoria, impactos ambientais e sociais da ciência, comunicação da ciência a não especialistas, aspectos legais e éticos do uso de animais e seres humanos em pesquisa, métodos alternativos aos animais, propriedade intelectual, formalização de colaboração em pesquisa e acordo internacionais, biossegurança e OGMs, patrimônio genético, e outros temas que podem contribuir com o aprimoramento do trabalho científico.

Os interessados deverão entregar o formulário de requerimento de disciplina eletiva, com o de acordo do orientador na secretaria do Napg - Sala 70, Bloco F1. O horário de atendimento é de 9h às 11h30 e de 14h às 16h.

 Mais informações: Ementa das disciplinas

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo