Foto: Fundep UFMGAtualizado em 26/06/2017 16h50

No dia 23 de junho, o pesquisador Robson Augusto Souza dos Santos recebeu o título de Professor Emérito da UFMG.

Robson Santos é médico pela Universidade Federal de Itajubá, fez mestrado em Fisiologia com o professor Wilson Teixeira Beraldo na UFMG, é doutor em Fisiologia pela Universidade de São Paulo e PhD pela Cleveland Clinic Foundation. Veio para a UFMG em 1984, onde atua como professor titular desde 2002, e já orientou mais de 90 alunos em dissertações de mestrado e teses de doutorado.

O pesquisador ficou mundialmente conhecido pela descoberta do peptídeo angiotensina Ang- (1-7), que tem função protetora e produz efeitos de controle na pressão arterial. Já recebeu inúmeras homenagens, como o prêmio internacional Georg Forster Research Award, que reconhece pesquisas que se destacam, trazem novas descobertas e impactam positivamente em suas respectivas áreas.

Na UFMG, foi um dos principais responsáveis pela criação do doutorado em Farmacologia e do Curso de Mestrado Profissional em Inovação Biofarmacêutica, primeiro curso de Mestrado Profissional da UFMG, entre inúmeras outras contribuições.

Pessoalmente, Robson Santos também é músico - cantor e compositor, atividade que há anos mantém em paralelo com a carreira científica. Já lançou seis discos e possui mais de 150 composições originais, que refletem sua trajetória de vida multicultural.