Notícia atualizada: 17/05/2017 18h25

Até 4 de juNho (logo no começo do próximo mês), seguem abertas as inscrições - gratuitas - para o programa Clubes de Ciência Brasil, que vai oferecer oficinas gratuitas para alunos do ensino médio e graduação de todo o país. Criado na Universidade de Harvard (CdeC), o programa tem objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, por meio de oficinas e mentorias gratuitas, orientadas por pesquisadores de várias unidades da UFMG e de Harvard, com apoio de estudantes de graduação e de pós. Além disso, pretende também motivar e convencer os futuros cientistas de que é possível fazer ciência de ponta no Brasil.

Podem participar estudantes do ensino médio, de todos os anos, pré-vestibulandos e estudantes dos dois primeiros anos da graduação de qualquer faculdade do Brasil. Os inscritos serão selecionados a partir do interesse e aptidão em relação aos temas abordados nas quatro oficinas, que irão tratar de: células-tronco e edição genômica (estudo e manipulação genética), Imunologia (sistema de defesa do organismo contra agentes estranhos), epidemiologia (frequência e determinantes das doenças e epidemias e sua aplicação), empreendedorismo científico e inovação.

Os estudantes serão estimulados a desenvolver pensamento crítico, criatividade e colaboração, o que, segundo o professor David Soeiro, do departamento de Parasitologia do ICB, líder do projeto da UFMG, são características essenciais aos pesquisadores do século XXI. As inscrições, gratuitas, já estão abertas pelo site www.clubesdeciencia.com.br.

LANÇAMENTO NO BRASIL
O Clubes de Ciência Brasil será lançado durante a 69ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. As atividades serão realizadas na semana entre os dias 17 e 22 de julho, quando os participantes terão 40 horas para cumprir um desafio, supervisionado por pesquisadores das universidades.

MAIS INFORMAÇÕES: www.facebook.com/ClubesDeCienciaBrasil  www.clubesdeciencia.com.br

Clubes de Ciência Brasil
Quem pode participar: Estudantes de todos os anos do ensino médio, pré-vestibulandos e estudantes dos dois primeiros anos da graduação.
Inscrições: www.clubesdeciencia.com.br (Até 4 de junho)
Local do evento: Instituto de Ciências Biológicas – Campus UFMG. Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. BH. MG. (Auditório 3 e outras salas)

Assista a este vídeo do Clubes de Ciência do México:

CONTATOS PARA A IMPRENSA
David Soeiro Barbosa - . Departamento de Parasitologia do ICB UFMG.