O projeto de extensão Laboratório da Cerveja: da microbiologia à produção, coordenado pelo professor Carlos Rosa, do departamento de Microbiologia do ICB, está com inscrições abertas para nova edição de seu Curso de Produção de Cerveja Artesanal.

Dirigido a pessoas que se interessem em começar a produzir cerveja caseira, não há pré-requisitos e todo interessado no assunto pode participar.

Para a segunda turma as inscrições estão abertas até o dia 2 de abril de 2017, sendo as aulas realizadas nos dias 7 e 8 de abril. Serão oferecidas outras duas edições deste curso, em maio e em junho.

As aulas teóricas serão ministradas na sexta-feira, de 18h30 às 22h30, e a produção da cerveja será no sábado, de 8h às 18h, no Instituto de Ciência Biológicas (Bloco J 2º andar sala 223), que fica no campus Pampulha da UFMG.

O valor do curso de 14 horas/aula é de R$ 290,00, estando incluso neste valor apostila, lanche e uma garrafa da cerveja produzida.

Laboratório

O projeto “Laboratório da Cerveja” prevê também a oferta de novos serviços e de outros cursos relacionados à produção de cerveja, como microbiologia, gerenciamento de leveduras e controle de qualidade em cervejarias.

Luciana Brandão e Beatriz Borelli, ministrantes do curso, explicam que algumas bactérias e leveduras podem causar a degradação da qualidade do produto e torná-la desagradável ao paladar ou até torná-la imprópria para o consumo.

O projeto inclui ainda a criação de um banco de leveduras ou “inóculos cervejeiros”, como são tecnicamente chamados os micro-organismos responsáveis pela fermentação da cerveja. Na prática, uma coleção de diferentes linhagens dessas leveduras selecionadas será guardada para uso dos produtores.

Para ter mais informações sobre os serviços do Laboratório da Cerveja, visite o site www.laboratoriodacerveja.com.br ou envie e-mail para . Saiba mais no vídeo da TV UFMG

CONTATOS DOS ENTREVISTADOS

Carlos Rosa – telefone do ICB – 3409 2739 –
Luciana Rocha Brandão (31) 99142-2846
Beatriz Martins Borelli (31) 98484-9117

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos – MTB 6139 MG
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
 | www.icb.ufmg.br | (31) 3409 3011
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.