Menu

Com a migração do servidor de e-mail para o Minha UFMG o velho Zimbra já tem data para parar de funcionar

As equipes da seção de informática do ICB e da Diretoria de Tecnologia da Informação da UFMG (DTI) finalizaram a migração de todos os e-mails no formato para o Minha UFMG. Tudo correu como esperado e está funcionando perfeitamente.

Agora, a meta é realizar uma espécie de “operação email novo” – que será efetivada em três partes – e estabelece etapas para o desligamento do sistema Zimbra, o software que era usado anteriormente.

“Ninguém precisa se preocupar. O endereço de e-mail que você usa será mantido o mesmo”, tranquiliza o gerente de Tecnologia da Informação do ICB, Davidysson Abreu Alvarenga. Ele destaca que, temporariamente, uma cópia de todos os e-mails está sendo direcionada para os dois servidores (Zimbra e MinhaUFMG).

“Esse cuidado é para que dê tempo de as pessoas que usavam o Zimbra se adaptarem ao novo sistema”, esclarece. Classificando a mudança como muito positiva para a instituição e para os usuários, ele afirma que os emails foram transferidos para os servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação da UFMG (DTI).

Dentre as principais vantagens da nova infraestrutura estão, o fato de ser centralizada – otimizando o trabalho de uma equipe técnica dedicada 24 horas para manter o sistema funcionando e devido a usar um software corporativo mais moderno IBM Notes (v9), com algumas funcionalidades, assim como equipamentos dimensionados para atender bem a toda a universidade.

 

TRÊS ETAPAS PARA O DESLIGAMENTO

31/12/2016: O Zimbra não irá mais enviar e-mails, mas ainda receberá uma cópia de novos emails. O envio será possível somente no novo sistema (www.minha.ufmg.br)

28/02/2017: O Zimbra vai deixar de enviar e de receber novos emails. O usuário poderá usá-lo apenas para ler e baixar os emails arquivados. O envio e recebimento será apenas no novo sistema (www.minha.ufmg.br)

15/07/2017: Desligamento definitivo do sistema Zimbra para acesso aos e-mails arquivados onde não será mais possível baixá-los. Os dados serão guardados em mídia externa.

 

SAIBA MAIS SOBRE O NOVO EMAIL DO ICB

Via Webmail – no site www.minha.ufmg.br <Correio> ou no site do ICB <Serviços> (Em cima, do lado direito)

No seu computador – IBM Notes (v9), antigo Lotus Notes – Caso deseje instalar o programa faça o pedido na intranet do ICB (https://sistemas.icb.ufmg.br/chamado).

Correio do MinhaUFMG ou IBM Notes, instalado no computador - Continuam funcionando normalmente

E-mail redirecionado para provedores externos (Gmail, Hotmail, etc) - Continuam funcionando normalmente.

E-mail MinhaUFMG (Notes) redirecionado para o ICB (Zimbra) - É necessário abrir um chamado para ajuste específico na configuração (https://sistemas.icb.ufmg.br/chamado).

Usuários de software leitor de e-mail (Outlook, Thunderbird, Eudora, ou outro) - É necessário abrir um chamado para ajuste específico na configuração (https://sistemas.icb.ufmg.br/chamado).

Outro problema: É necessário abrir um chamado para avaliação do caso e orientações necessárias (https://sistemas.icb.ufmg.br/chamado).

 

Conheça a Gerência de Tecnologia da Informação do ICB: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo