O simpósio de abertura das atividades dos Programas de Pós-graduação do ICB em 2016 promete que não vai deixar ninguém apático. O tema deste ano será Fosfoetanolamina.

Esse composto, sintetizado pelo professor de química Gilberto Chierice, aposentado pela USP, vem sendo considerado como capaz de curar o câncer.

O assunto causa polêmica, especialmente em torno da questão da utilização dessa substância com potencial farmacológico, antes de serem finalizados os protocolos clínicos básicos para registro e autorização pelos órgãos competentes, visando o uso em pacientes humanos.

Com entrada franca e aberto ao público, o simpósio será no dia 11 de março, sexta-feira, a partir das 14h,  no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas Ciências Naturais (CAD 1), no campus Pampulha da UFMG.

Os professores Roger Chammas, da USP e do Instituto do Câncer de SP (ICESP), e Durvanei Augusto Maria, do Instituto Butantan/SP, são palestrantes convidados. Chammas vai falar sobre a importância dos ensaios clínicos para o desenvolvimento de uma droga, e Durvanei apresentará resultados de suas pesquisas com o composto químico.

Segundo Cleida Oliveira, coordenadora do Núcleo de Apoio à Pós-graduação do ICB (Napg), responsável pelo evento, além de dar boas-vindas para o 1º semestre de 2016, o evento traz para discussão um tema importante.

"Não só para os alunos e professores da pós-graduação, mas também para toda a comunidade interessada no tema”, convida. O evento tem apoio de todos os programas de pós-graduação do ICB e da Diretoria.

Programação do Simpósio
Fosfoetanolamina em Foco

11 de março de 2015

14h - 14h30