Foi divulgado pela Pro-reitoria de Extensão (PROEX) o documento referência para inscrição dos trabalhos de extensão no 24º ENCONTRO DE EXTENSÃO. Os alunos participantes das atividades de extensão, em especial aqueles com bolsas de extensão, deverão fazer a inscrição do trabalho no sistema Semana do Conhecimento (https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana) até o dia 22 de setembro de 2021, às 16h.
Assim como na edição anterior, poderão ser inscritos os trabalhos desenvolvidos no âmbito das atividades de extensão, modalidades programa, projeto, curso ou prestação de serviços. O aluno que efetuar a inscrição do trabalho será considerado autor(a) e os demais participantes coautor(es). O trabalho inscrito consistirá em resumo, pôster digital e vídeo e deverá observar as diretrizes fixadas no documento referência. Caberá ao orientador aprová-lo até a data limite de inscrição dos trabalhos. Serão constituídas comissões internas que avaliarão os trabalhos inscritos.
SOBRE A ARGUIÇÃO ORAL
A arguição oral será realizada nos dias 18 e 19 de outubro de 2021, por videoconferência, e e servirá para que os avaliadores possam tirar dúvidas sobre os trabalhos, bem como para complemento de informações pelos estudantes. O tempo máximo para arguição de cada trabalho será de até 10 minutos, observadas as recomendações previstas no documento referência. Serão arguidos exclusivamente os/as estudantes autor es/as e/ou coautores /as do trabalho. Os orientadores poderão participar da arguição oral na condição de ouvinte.
DOCUMENTOS:
TRABALHO PREMIADO COM DESTAQUE DA EXTENSÃO:
TRABALHOS PREMIADOS COM RELEVÂNCIA ACADÊMICA:
CONHEÇA OS TRABALHOS INSCRITOS NO 24º ENCONTRO DE EXTENSÃO:
|
Nº |
Titulo do trabalho |
Autor |
Orientador |
Departamento |
Vídeo |
|
42269 |
MicroBios: ciência para quem não escuta ciência |
Lucas Hebert Freitas Gonçalves |
Viviane de Souza Alves |
Microbiologia |
|
| 42240 | Comportamento Animal: Conhecer, Divulgar e Cuidar | Anna Luisa Michetti Alves | Theo Rolla Paula Mota | Fisiologia e Biofísica | |
|
42161 |
Integração UFMG e Ensino básico |
Sarah Cristina Pereira do Nascimento |
Janice Henriques da Silva Amaral |
Morfologia |
|
|
41704 |
Promoção da Saúde do Trabalhador Rural do Município de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG |
Pedro Drummond Rodrigues |
Eliane Novato Silva |
Bioquímica e Imunologia |
|
|
41595 |
Hortas urbanas e agroecologia promovendo a segurança alimentar na cidade |
Lais Cristina de Araujo Candido |
Fernanda Antunes Carvalho |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
41558 |
Mídias sociais como ferramenta de educação acessível em epilepsia |
Igor Mello Ferrante |
Juliana Carvalho Tavares |
Fisiologia e Biofísica |
|
|
41516 |
Patologia Interativa e Integrativa |
Barbara Stehling Ramos Silva |
Helen Lima Del Puerto |
Patologia |
|
|
41513 |
Análise Epidemiológica da COVID-19 no município de Caeté – MG |
Lucas Jorge da Silva Fernandes |
Vasco Ariston de Carvalho Azevedo |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
41501 |
Redes sociais dos insetos |
Daniel Bento Kill |
Fernanda Antunes Carvalho |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
41442 |
Estruturação de Laboratório e Práticas de Baixo Custo Destinados ao Ensino de Ciências da Vida |
Erik da Silva Francisco |
Liza Figueiredo Felicori Vilela |
Bioquímica e Imunologia |
|
|
41426 |
Genética no ar – A genética que vem pelas ondas! |
Matheus Wilhen de Oliveira Glicerio |
Adlane Vilas Boas Ferreira |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
41382 |
O uso de ferramentas digitais de comunicação na educação e divulgação científica |
Julia Regina Silva Rodrigues |
Adlane Vilas Boas Ferreira |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
41224 |
PROJETO DE EXTENSÃO “DOR OROFACIAL”: RELATO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM DOR VIA REDE SOCIAL INSTAGRAM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
Rafaela de Brito Ribeiro |
Camila Megale de Almeida Leite |
Morfologia |
|
|
41093 |
Workshop Teórico/Prático do IdeaReal: a bioinformática na detecção de variantes do vírus SARS-CoV-2 e no desenvolvimento de fármacos para tratamento da Covid-19 |
Jessica Ligia Picanco Machado |
Rafaela Salgado Ferreira |
Bioquímica e Imunologia |
|
|
40940 |
Circuito Dia da Vida:Menina Gê quer virar Digital Influencer! “Bora” planejar isso? |
Isabela Barbara Perdigao Soares |
Gerluza Aparecida Borges Silva |
Morfologia |
|
|
40894 |
ELABORAÇÃO DE PITCHES CIENTÍFICOS PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO |
Joao Gabriel Malheiros Andrade de Carvalho |
Ana Lucia Brunialti Godard |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
40878 |
Construção da Anatomia Humana sob a perspectiva do projeto Mente Anatômica |
Rafael Aguiar de Sousa |
Micena Roberta Miranda Alves e Silva |
Morfologia |
|
|
40827 |
Micro Tirinhas |
Joao Victor Penido Diniz |
Monica Larucci Vieira |
Microbiologia |
|
|
40783 |
CARTILHA: TEORIA DO ELO: A RELAÇÃO ENTRE MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS E A VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS |
Camilla Larissa de Souza Maia |
Amanda Maria Sena Reis |
Patologia |
|
|
40764 |
Grupo de Mulheres na Ciência do ICB/UFMG |
Ana Cláudia Ramos Corsino |
Gisele Yukimi Kawauchi |
Zoologia |
|
|
40756 |
ENFRENTANDO A INVISIBILIDADE BOTÂNICA: CONTEÚDOS DIGITAIS E APOIO À DOCÊNCIA NAS ESCOLAS |
Rafael Drumont Teixeira Tomaz |
Joao Renato Stehmann |
Botânica |
|
|
40746 |
Projeto SOL: Adaptação à Pandemia SARS-CoV-2 por meio das mídias sociais. |
Daniela de Gouvea Almada |
Maria Aparecida Gomes |
Parasitologia |
|
|
40718 |
Ecologia sensorial: Conhecer, Divulgar e Cuidar |
Guilherme Freitas de Abreu |
Theo Rolla Paula Mota |
Fisiologia e Biofísica |
|
|
40629 |
MCM: Divulgação Científica e Valorização da Saúde |
Maria Clara Amaral Alves |
Érica Cristina Jorge |
Patologia |
|
|
40602 |
“Pegada de quem?”: uso de jogos didáticos e inclusivos no ensino sobre a fauna presente no Cerrado |
Júlia Leandro da Silva |
Maria Auxiliadora Drumond |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
40545 |
Modelos didáticos de Embriologia e o “Circuito Dia da Vida”: Nossa contribuição ao ensino de Embriologia |
Julia Toffalini de Carvalho Alves |
Gerluza Aparecida Borges Silva |
Morfologia |
|
|
40521 |
Projeto de Extensão: ciência no combate aos transtornos comportamentais na sociedade e no âmbito acadêmico |
Pedro Artur Silveira Viana |
Amanda Maria Sena Reis |
Patologia |
|
|
40435 |
Promovendo a saúde via rede social: relato de experiência do Projeto de Extensãoo Viva Sorriso durante a pandemia de Covid-19. |
Gabriela Maria Dias Gomes |
Camila Megale de Almeida Leite |
Morfologia |
|
|
40398 |
CCT Ciência: divulgando coleções taxonômicas |
Laura Costa Alvarez |
Joao Renato Stehmann |
Botânica |
|
|
40277 |
Construindo práticas epistêmicas na Educação Básica: qualificando pedagogas para o ensino de ciências por investigação |
Bárbara Miranda Sartori |
Maristela de Oliveira Poletini |
Fisiologia e Biofísica |
|
|
40210 |
Ciência no Ar e as novas mídias: a transição para o Instagram |
Ana Elisa Silva Figueiredo |
Monica Bucciarelli Rodriguez |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
40205 |
Avaliação do efeito dos incêndios na disseminação da espécie invasora Melinis minutiflora na Serra da Calçada - MG |
Laura Soares Bessa |
Maria Rita Scotti Muzzi M Leitao |
Botânica |
|
|
40203 |
AnatoLúdica: uma abordagem colaborativa para o estudo da anatomia humana com o uso de mídia social |
Luiza Carolina de Azevedo Santos |
Paula Rocha Moreira |
Morfologia |
|
|
40156 |
Projeto de Extensão: Bem-estar e Patologia Animal |
Leticia Bandeira da Silva |
Amanda Maria Sena Reis |
Patologia |
|
|
40112 |
Explorando o Instagram como ferramenta de divulgação científica em um laboratório aberto - IdeaReal |
Rafaela Rocha Pezzopane |
Liza Figueiredo Felicori Vilela |
Bioquímica e Imunologia |
|
|
40069 |
Trilha da Fauna |
Julia Morais Assis |
Maria Auxiliadora Drumond |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
40026 |
Divulgando neurociências: ações de popularização por meio da rede social |
Beatriz Lopes Tecedor Bassi |
Grace Schenatto Pereira Moraes |
Fisiologia e Biofísica |
|
|
39993 |
Levando ao público à coleção viva de orquídeas do Museu de forma digital |
Arthur Antonio Machado Goncalves Camara de Freitas |
Fernando Araujo Perini |
Zoologia |
|
|
39616 |
Evolução por exaptação |
Eric Bruschi Haddad |
Mauro Luis Triques |
Zoologia |
|
|
39614 |
Uso das mídias sociais como alternativa para a extensão universitária em tempos de pandemia: uma perspectiva do PAPO - Projeto de Ações Preventivas Odontológicas (@projetopapoufmg) |
Victória Cristina Pereira da Fonseca |
Micena Roberta Miranda Alves e Silva |
Morfologia |
|
|
39476 |
Tecnologias Sociais e Sustentáveis no Cerrado: o Uso do Pequi como Fonte de Renda no Quilombo de Pontinha, Minas Gerais, Brasil |
Graziely Gonçalves Lima |
Maria Auxiliadora Drumond |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
39407 |
"No fundo do mar": produção de vídeos sobre Zoologia marinha |
Igor Mateus Sousa Santana |
Lucilia Souza Miranda |
Zoologia |
|
|
39260 |
O INTERAGIR e as instituições de Educação Básica/técnica: Compromisso acadêmico, social e cultural, no contexto da pandemia |
Luisa Helena Vieira Martins |
Tania Mara Segatelli |
Morfologia |
|
|
39259 |
FARMEX |
Raquel Lopes de Brito Lacerda |
Daniella Bonaventura |
Farmacologia |
|
|
39213 |
CutiaCast: O Bicho Vai Pegar/Cotidiano&Zoologia - um podcast do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG |
Natalia Santoro Amorim |
Fernando Araujo Perini |
Zoologia |
|
|
39172 |
Ciência pra Você no combate à desinformação |
Jordana Peruchi Fontis |
Frederico Marianetti Soriani |
Genética, Ecologia e Evolução |
|
|
39139 |
Incorporação da ferramenta de comunicação “Instagram” na estrutura de divulgação das ações de extensão do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG |
Ana Luisa Martins Brum |
Micena Roberta Miranda Alves e Silva |
Morfologia |
|
|
39061 |
Recuperação de Campo rupestre na Bacia do Rio das Velhas: Prevenção do fogo e resgate da biodiversidade e revegetação com espécies nativas |
Maria Thereza Fonseca de Souza |
Maria Rita Scotti Muzzi M Leitao |
Botânica |
|
Em caso de dúvidas, entre em contato com o CENEX-ICB pelo e-mail: