WhatsApp Image 2022 04 11 at 16.40.24CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR Localizada no quarto andar, no Bloco G4, em frente ao elevador, a Biblioteca vai funcionar das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira

A Biblioteca da Pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG voltou a funcionar nesta segunda-feira, dia 11 de abril de 2022. A reinauguração aconteceu no início da tarde com a presença de técnicos-administrativos, professores e estudantes.

DSC 8443O técnico-administrativos Vinícius Schiavone e Tatiana Almeida conduziram a solenidadeO gestor administrativo Vinicius Schiavoni, representou o diretor, professor Carlos Rosa, ao lado da secretária-geral da Unidade, Tatiana Almeida, bibliotecários do ICB e das bibliotecárias Kátia Lúcia Pacheco e Sindier Antônia Alves, respectivamente diretora e vice-diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Na ocasião, Vinicius fez um histórico do espaço, desde sua interdição em 2012, ressaltando os investimentos em estrutura, mobiliário e equipamentos. Ele também mencionou as possibilidades futuras de expansão, em avaliação pela Diretoria.

DSC 8469Os três integrantes da equipe de bibliotecários do ICB tem total apoio, técnico e estratégico, da direção do Sistema de Bibliotecas da UFMGA bibliotecária-chefe, Fabiane Reis (na foto, ao final, de blusa azul clara), falou da nova proposta de uma biblioteca mais virtual, destacando o espaço mais adequado para pesquisa e estudo, uma demanda antiga da comunidade. “Futuramente, o horário vai se estender para 8h às 22h, oferecendo os mesmos serviços que o Sistema de Bibliotecas oferece”, adiantou.

Para Rafael Gonçalves Dias (na foto a lado), outro bibliotecário que atua no espaço, dentre os principais desafios e compromissos da equipe estão “reconquistar a comunidade, oferecendo serviços que realmente agreguem ao trabalho dos pesquisadores e, futuramente, atrair também os alunos de graduação, além de fazer com que a biblioteca seja um espaço cada dia melhor e atualizado”.

Frederico Soriani, coordenador do curso de Pós-graduação em Genética, considera a reinauguração da Biblioteca um fato histórico sensacional. “Além do ganho para os alunos, é um ganho para toda a comunidade, um espaço muito agradável, com um acervo muito legal”, comemora. Soriani destaca a disponibilização de títulos digitalizados, como uma tendência do futuro, que mostra a modernidade do novo ambiente. Ele parabeniza o professor Carlos Rosa, diretor, a professora Élida, vice, e todos os envolvidos na reconstrução da Biblioteca.

A Diretora de Bibliotecas da UFMG, Kátia Pacheco (na foto, de vestido estampado azul), destaca que a equipe do ICB está totalmente capacitada para os serviços que serão oferecidos, com foco na pesquisa da Pós-graduação.

CENAS DO EVENTO

DSC 8450Prestigiaram o evento solene ...DSC 8435... professores ... DSC 8439... e técnico-administrativos, de vários setores e departamentosNova Biblioteca 3

Redação: Dayse Lacerda
Fotos: Marcus Vinicius dos Santos