Menu
Banner.mascara.caseira.Acbio2020Todo mundo que trabalha ou frequenta o prédio do ICB terá de usar máscara de proteção enquanto permanecer no prédio
 

use mascaraCLIQUE PARA AMPLIAR -- Arte: Anderson Rodrigues-Bolsista FUMPA Congregação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB) determinou que todas as pessoas que trabalham ou frequentam suas dependências terão que utilizar máscaras de proteção enquanto permanecerem no prédio.

A medida visa a amenizar os danos causados pelo avanço da epidemia do COVID-19. Para garantir essa obrigatoriedade, a direção do ICB adquiriu e também recebeu doação de máscaras que serão distribuidas aos frequentadores do prédio que porventura ainda não possuam este utensílio, em especial o pessoal de portaria, limpeza e outros terceirizados. As doações foram feitas pelo projeto Máscaras Solidárias, por intermédio da professora Mária de Fátima Leite, do Departamento de Fisiologia e Biofísica (FiB).

Segundo o diretor, professor Carlos Rosa, até a próxima semana este material já estará disponível na Portaria, não sendo mais autorizada a entrada no prédio de pessoas sem máscaras.

Paralelamente a isso, a partir desta quarta-feira, dia 22 de abril, a Prefeitura de Belo Horizonte decretou Calamidade Pública e também entreou em vigor o decreto 17.322 (17/4/2020), que exige "o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e boca em todos os espaços públicos, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços em Belo Horizonte". A Diretoria conta com a colaboração e a solidariedade de todos.

SABE USAR MÁSCARA?

Com a ajuda da professora Viviane Alves, chefe do Laboratório de Biologia Celular de Microrganismos e uma das responsáveis pelos canais de informação sobre o covid-19 mantidos pelo Departamento de Microbiologia do ICB (LINKS ABAIXO), a Assessoria de Comunicação criou peças educativas do uso das máscaras, para download.

  • Folheto Educativo

MAIS INFORMAÇÕES

Essas informações serão publicadas na página web e nas redes sociais do ICB, assim como foram criados cartaz e banner de orientação para serem afixados na portaria, trazendo instruções sobre o uso correto de máscaras caseiras e outras medidas de combate ao Covid-19.

O professor André Oliveira (@andreoliveira.ufmg), também do FIB, por sua vez produziu um cartaz bem visual orientando para o uso correto da máscara de TNT (Clique na imagem ao lado para ampliá-la). Ele também está trabalhando em um similar sobre máscaras de tecido.

uso da máscara.andre.icb.ufmgCLIQUE PARA AMPLIAR -- Arte: Prof. André Oliveira - ICB UFMGAlém disso, a professora Maria de Fátima Leite, também do FiB, nos enviou um video que orienta a colocação de fita adesiva (crepe ou micropore) na pele próximo ao nariz.

Este vídeo não foi produzido na UFMG, é do Projeto Máscara Solidária, mas como oferece uma solução prática e eficiente para evitar o embaçamento de óculos e ainda resolve uma situação perigosa mas que pouca gente se apercebe do risco que é colocar a mão na máscara para consertar a fixação dela no rosto.

"Testei e realmente funciona bem, dando mais conforto ao usuário", afirma Maria de Fátima.

Vídeo produzido pelo Projeto Máscara Solidária

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CORONAVÍRUS

Canais da Microbiologia

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCga0Emg8nFi1TVE55vkeIOA

Facebook: https://www.facebook.com/microufmg

Instagram: https://instagram.com/microufmg

Twitter: https://twitter.com/microufmg

 

 

Atualizada em 24/4/2020)

.

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo