Menu

sala.cheia

O Curso de Ciências Biológicas recebeu centenas de visitantes, de todas as idades, durante a Mostra Sua UFMG (+), realizada no final do mês de maio, pela Pró-reitoria de graduação da Universidade. A antiga Mostra das Profissões foi reformulada, a partir de ampla pesquisa, e desta vez aperfeiçoou o formato de apresentar à sociedade os seus 91 cursos de graduação e as perspectivas do mercado de trabalho, mas também as várias oportunidades que a UFMG oferece, como projetos de pesquisa, de extensão e de mobilidade, atividades desportivas e culturais. Na ocasião também foram apresentadas as políticas de inclusão e de assistência estudantil.

Os visitantes que optaram pela Sala Interativa do ICB, montada no CAD1 (+), além de receberem informações sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMG, também fizeram visitas guiadas ao Museu de Ciências Morfológicas e participaram do circuito “Que bicho é esse?”. Na ocasião, eles viram como é “O almoço de plantas carnívoras", "Por que as plantas transpiram tanto?” e desvendaram a idade de algumas árvores, as “plantas lenhosas”.

Também observaram alguns parasitos e leveduras de uso industrial.  Leveduras são fungos microscópicos, muito usados na produção de alimentos, e os parasitos, mais conhecidos como vermes, são organismos que para sobreviver precisam de outros, chamados hospedeiros. Além disso, acompanharam a impressão 3D de microscópios de bolso.

E houve sorteios entre os visitantes da Sala do ICB. Foram 5 plantas carnívoras e 4 microscópios de bolso acopláveis ao celular. Os prêmios foram adquiridos por iniciativa própria das professoras -  e cientistas - Luzia Modolo e Liza Fericolli, como forma de incentivar um maior envolvimento do público. “Nós gostaríamos de poder distribuir mais brindes. Infelizmente, porém, ainda não encontramos um patrocinador compatível com essa iniciativa de divulgação do conhecimento científico na nossa área e nem nos é permitido a compra de brindes com dinheiro público”, observou. Quanto ao fato de a sala ter ficado cheia o dia todo, com estudantes e outras pessoas de várias idades, Modolo acredita que esse interesse e grande participação seja motivo de celebração para o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

“Nós agradecemos a cada estudante, a cada membro da comunidade escolar e a todos os dirigentes das diversas instituições de ensino do estado de Minas Gerais, públicas e particulares, que prestigiaram a nosso iniciativa”, afirmou, destacando esse encontro como muito importante para avivar vocações em estudantes de nível médio ou simplesmente permitir que pessoas de diferentes realidades possam ver o quanto o conhecimento científico das áreas das ciências biológicas é fascinante e tão próximo da vida de todos nós. 

A comissão organizadora das atividades da sala interativa foi composta, além de Luzia Modolo, pelos professores Carlos Renato Machado, Lílian Lacerda Bueno e pela discente Deborah Vilas Boas.

Veja algumas fotos e sinta como foi a Sala Interativa do ICB

GeralVisitantes da Sala Interativa de Ciências Biológicas

 

 

 

 

 

 

 

 

Renata G. Morais Julia M.D. Fortuna

Visitantes mirins (da esquerda para direita) Renata G. Morais e Júlia M. D. Fortuna, ambas representantes da Escola Estadual São José e Escola Municipal Raul Soares, de cidade de Alto do Rio Doce

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Fujiwara

Visitante mirim Guilherme Fujiwara, da Escola Santo Tomas de Aquino (Belo Horizonte)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joao Victor Maria Clara S.SAntos Emanoelle V. Cruz

Esquerda para direita: Visitantes João Victor C. Figueiredo (Colégio Alceu Cotta, Belo Horizonte), Maria Clara S. Santos (Comunidade de Santa Luzia, Belo Horizonte) e Emanoelle V. da Cruz (Comunidade de Santa Luzia, Belo Horizonte)

 

 

 

 

 

 

 Theo Victor B. Matias1Visitante mirim Théo Victor B. Matias, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Marcos (Belo Horizonte)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Museu Mostra UFMGVisitantes no Museu do ICB durante a Mostra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liza Gabriel B. Viana Joaquina C. A.SantanaGanhadores dos prêmios

Gabriel B. Viana (Escola Estadual Três Poderes, BH), Profa. Liza F.F. Vilela (Depto. Bioquímica e Imunologia/ICB) e Joaquina C. A. Santana (Escola Estadual Beatriz Maria de Jesus, São José da Lapa)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Yan P Reis Paulo AmandaA LopesYan P. dos Reis (Escola Estadual Vila Nova; Vila Nova), discente Paulo S. Uliana Jr. (Engenharia Química/UFMG) e Amanda A. Lopes (Escola Estadual Padre Pedro Lambert; Japaraíba)

 

 

 

 

 

 

Luzia Ana Laura G. L. PintoAna Laura G. L. Pinto (Escola Estadual Chiquinha Soares, Bom Despacho) e Profa. Luzia V. Modolo (Depto. Botânica/ICB)

 

 

 

 

 

 

 

Laene E. Silva Luzia Maria Paula BorgesEsquerda para direita: Laene E. Silva (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET, Divinópolis), Profa. Luzia V. Modolo (Depto. Botânica/UFMG) e Maria Paula Borges (Faculdade de Pará de Minas – FAPAM, Pará de Minas)

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo