Nesta segunda-feira, 2, às 14h, o reitor Jaime Ramírez e o pró-reitor de graduação, Ricardo Takahashi, apresentam proposta de mudanças nas normas que regem os cursos de graduação na UFMG a coordenadores e a integrantes de órgãos colegiados das unidades acadêmicas. O evento será no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1).

A partir da apresentação formal, o projeto será amplamente discutido com toda a comunidade.

Em linhas gerais, a proposta sugere que os cursos passem a se organizar em entidades denominadas “estruturas formativas”, que funcionariam como cadeias de atividades curriculares que procuram dar sentido formativo e oferecer ao aluno traços de um perfil profissional, composto por certas competências e habilidades.

Os estudantes poderiam ingressar nessas estruturas para cumprir os primeiros anos de formação e depois optariam por um dos cursos para receber uma formação mais especializada. Outro eixo da proposta é possibilitar ao estudante montar seu percurso com uma formação principal em uma área e complementar em outra, podendo chegar até a dupla diplomação.

Segundo Takahashi, o projeto tem como premissa possibilitar que os cursos optem por manter o formato atual ou por encampar as mudanças sugeridas.

A intenção, segundo o reitor Jaime Ramírez, é discutir e iniciar a implantação, a partir de 2017, em caráter piloto, da proposta concebida pela Pró-reitoria de Graduação que terá repercussões nas formas de ingresso e de percursos dos estudantes.

(Com Agência de Notícias da UFMG)